A Prefeitura de Cáceres, através da Secretaria de Turismo e Cultura deu início a construção do cenário teatral Paixão de Cristo. A obra está sendo realizada por reeducandos do sistema sócio-educativo, com a utilização de material reciclável.
“Existe no Governo Municipal um programa em parceria com o Conselho da Comunidade, Ministério Público e o Sistema Sócio-educativo, para qualificar e ressignificar a vida do ser humano encarcerado através da qualificação profissional. E essa é uma ação onde todos ganham, o município consegue a mão de obra não só para o cenário teatral mas em várias frentes de trabalho, e eles recebem inúmeros benefícios, inclusive a remissão da pena pelos dias trabalhados”, afirmou a prefeita ElieneLiberato
A secretária de Turismo e Cultura, Alessandra Castilho, explicou que existem várias oficinas sendo desenvolvidas pela Secretaria. “Com a pandemia estamos trabalhando com reeducandos do sistema semiaberto. Eles coletam nas ruas os materiais como isopor, papelão, restos de madeiras, que iriam poluir o meio ambiente, depois acontecem as oficinas. A primeira é a de aproveitamento de material reciclado, conhecimento de materiais, manutenção e manuseio de máquinas, marcenaria, pintura e pedreiro. E graças ao trabalho dessa turma, estamos construindo um cenário gigante e lindo com mais de setenta metros de extensão, por dois de profundidade, e cinco de altura que vai fomentar o turismo e a cultura do nosso município seguindo todas as normas de segurança necessárias nessa pandemia”.
O cenógrafo da Prefeitura, Marcionei Miranda, que é o responsável pela construção do cenário e pelas oficinas, disse que “com dois anos de oficinas, respeitando o dom e tendo o cuidado de olhar sempre para as qualidades dos reeducandos ,eles saem profissionalizados como cenotécnicos e aptos a trabalhar em qualquer projeto cenográfico”.
O reeducando Lucinei Marino da Silva vê a oportunidade como um renascimento. “Eu sou muito grato a todos que fazem parte desse projeto. Hoje me sinto digno de estar em qualquer lugar seguindo no caminho certo”.
O presidente do Conselho da Comunidade, Juliano Claudio Alves, concluiu que só existe recuperação do ser, quando é dada oportunidade. “A educação é o caminho para a mudança, temos vários casos de sucesso”.
(com assessoria)