IFMT Cáceres inicia processo para implantação do Curso de Medicina Veterinária
Por assessoria
28/11/2012 - 16:01
IFMT Cáceres inicia processo para implantação do Curso de Medicina Veterinária
Uma equipe do IFMT iniciou esta semana o trabalho de pesquisa em campo para subsidiar a implantação do curso de Medicina Veterinária em Cáceres- MT. A primeira agenda foi conhecer a experiência da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia na área de medicina veterinária desenvolvida pelo Instituto Federal da Paraíba, IFPB, Campus Sousa. O objetivo é a partir do reconhecimento dos trabalhos realizados em Sousa pela instituição IFPB, o IFMT Cáceres tenha referências da rede federal que deem suporte a proposta estrutural e pedagógica do curso de medicina veterinária previsto para ser implementada no Campus Cáceres, a partir do segundo semestre do próximo ano.
O trabalho da delegação formada por quatro servidores do IFMT Cáceres está orientado em três eixos articulados no âmbito pedagógico com o detalhamento da proposta e experiência pedagógica do curso; no eixo de administração e planejamento com coleta de informações para operacionalizar as estruturas físicas e humanas para realização do curso, a exemplo de aquisição de equipamentos necessários e recursos humanos; na visita das instalações físicas e estudos sobre os projetos de engenharia de laboratórios e hospital veterinário.
“O curso de Medicina Veterinária é uma demanda antiga de Cáceres e região e nós estamos projetando os meios para atendê-la”, afirmou o diretor de administração e planejamento do IFMT Cáceres, Carlos Rafael Dias.
Integra a delegação, além do Diretor do DAP, o presidente da Comissão responsável pela implementação do curso professor José Carlos Chabel, o engenheiro civil, Luiz Souza Costa Filho e a servidora técnica membro da comissão jornalista Maria Edna Pedro da Silva.
Campo
A delegação foi recebida pela diretora de administração e planejamento do IFPB Sousa, Francisca Estrela Trajano. Ela destacou a necessidade de planejamento e cuidado com o bem público. “O curso tem que atender a demanda da comunidade, isso é até uma questão técnica e prática. A matriz orçamentária é com base em alunos matriculados e os cursos só se sustentam se tiver demandas de alunos”, afirmou a gestora ao iniciar a apresentação das estruturas implementadas e encaminhamentos realizados para implantação do curso.
A visita as instalações do hospital veterinário foi a primeira agenda da delegação de Cáceres. O espaço construído em uma área de 1. 600 m² foi projetado para atender como hospital escola animais de grande e pequeno porte. O engenheiro civil do Campus Cáceres Luiz Sousa com a planta do prédio em mãos iniciou os estudos que subsidiarão a confecção do projeto de engenharia. “todo o projeto do nosso hospital veterinário e dos laboratórios será estruturado de acordo com a realidade de nossa instituição e será discutido com a comissão de implantação e professores da área”, afirmou o engenheiro.
O reconhecimento de todos os laboratórios e estudo detalhado das necessidades projetadas pela instituição para atendimento do plano pedagógico do curso estão sendo apresentados a delegação pela coordenadora do curso de veterinária Ana Valéria Mello de Souza Marques. Reuniões e diálogos com a equipe pedagógica do campus Sousa apresentam detalhamento sobre o projeto pedagógico do curso, necessidades bibliografias, atendimento a legislação, organização curricular e de recursos humanos.
“ Nós já temos um esboço do plano do curso para Cáceres e estamos fazendo um trabalho minucioso e detalhado sobre a experiência da rede federal aqui de Sousa para apresentarmos a nossa comunidade , a partir de análise de outros experiências, uma proposta bem fundamentada e com responsabilidade, produzida em todos os eixos pedagógico estrutural e administrativo para que nosso curso aconteça com sucesso”, afirma o presidente da comissão de implantação do Curso José Carlos Chabel.