Um requerimento aprovado por unanimidade na Sessão Ordinária desta segunda-feira (23), na Câmara Municipal de Cáceres, requer da Secretaria Municipal de Educação informações sobre a capacitação dos servidores públicos - mais especificamente quais participaram do Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (Profuncionário) e sua atual lotação, quais políticas foram adotadas após as capacitações e quantos servidores da rede estão aptos a serem capacitados.
De autoria do vereador Cézare Pastorello, a propositura aborda o programa de capacitação de funcionários não-docentes da educação, oferecendo qualificação aos servidores de apoio. Pastorello explica que não houve a aplicação deste programa em Cáceres nos últimos anos, nem quaisquer outras iniciativas para capacitar mais servidores.
O requerimento, portanto, é um ato prévio para mensurar a atual situação no município, posteriormente analisando quais medidas deverão ser tomadas em seguida.
A vereadora Mazéh Silva relata ter recebido, no começo do ano, uma comissão de profissionais da educação que concluíram a capacitação do Profuncionário há muitos anos, mas que ainda não foram aproveitados pelo município.
Essa comissão está reunindo documentos para encaminhar à Prefeita Eliene Liberato, buscando a abertura de novos cursos para o restante dos profissionais e, consequentemente, alcançando um número maior de servidores capacitados para serem aproveitados no funcionalismo público.