As equipes de combate aéreo e terrestre, que estão mobilizadas em apagar o incêndio na região do pantanal mato-grossense , na fronteira do Brasil com a Bolívia, receberam a ajuda de um caminhão pipa da prefeitura de Cáceres, com capacidade de 15 mil litros de água.
Segundo o Secretário Municipal de infraestrutura, engenheiro Wesley Lopes, o envio deste veículo é mais uma ferramenta de auxílio e cooperação nesta difícil ocorrência de conter focos de incêndio no pantanal. “Com o apoio deste caminhão pipa, contribuímos no transporte de água. São 15 mil litros que abastecerão a aeronave da Defesa Civil, enviada para ajudar no combate, que tenta apagar os pontos de calor”, observou Wesley.
O engenheiro ainda informou que a prefeitura também disponibilizou uma camionete para transportar bombeiros e brigadistas nas frentes de combate ao fogo.
A coordenadora da Defesa Civil, Andrelina Magali, noticiou que esse incêndio florestal já destruiu mais de 20 mil hectares de vegetação. “Ele teve início na última terça-feira (16), e após ser controlado por Bombeiros Militares, fazendeiros e voluntários, reacendeu e neste momento, mesmo com todo empenho de dezenas de bombeiros, brigadistas, fazendeiros e muito maquinário, a escassez de água na região dificulta o combate” anunciou Magali.
A prefeita de Cáceres Eliene Liberato está sensibilizada e muito preocupada com esse incêndio. “Estamos atentos e monitorando esta situação. O pantanal é nosso grande patrimônio, aliás é um patrimônio natural da humanidade, abriga uma fauna e flora riquíssimas e todos os esforços e parcerias para combater esse incêndio para preservar a vida humana, de animais, aves e repteis, e toda uma vegetação serão realizadas”, anunciou Eliene Liberato.
Eliene parabenizou a forma que a Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros Luciana Brandão Silva, conduz os trabalhos. “Parabéns ao Corpo de Bombeiros na pessoa de sua comandante regional , a Coronel Luciana, pela presteza e coragem nesta difícil, mas nobre missão de conter o fogo no pantanal”, reconheceu Eliene.