SMAS de Cáceres integra 'Projeto Adolescente Consciente'
Por assessoria
29/11/2012 - 05:01
A Secretaria de Ação Social de Cáceres do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), lançaram ontem, 28, o Projeto “Adolescente Consciente”.
A ação é uma parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e o Poder Judiciário, através da 1ª Vara Cível.
A proposta do projeto busca atender adolescentes/famílias que encontrem-se cumprindo medida socioeducativa em meio aberto determinada judicialmente, no sentido de proporcionar ao adolescente em conflito com a Lei o contato com um conjunto de ações socioeducativas que contribua na sua formação, de modo a ser um cidadão autônomo e solidário, capaz de se relacionar melhor consigo mesmo, com os outros, e com tudo que integra a sua circunstância de pessoa em desenvolvimento sem reincidir na prática de atos infracionais.
Conforme a coordenadora do CREAS, Claudia Queiroz, as atividades prevêem reuniões/palestras quinzenais, programadas trimestralmente, entre o Detran, o CREAS/SMAS e o Poder Judiciário.
Ele explica que o Projeto é importante em função do número expressivo de adolescentes em conflito com a Lei.
De acordo com a secretária de Ação Social, Denise Carvalho, foram contabilizados por técnicos do CREAS de 2006 a 2011 um total de 506 casos de Prestação de Serviço a Comunidade, Liberdade Assistida e Medida Protetiva.
Para enfrentar estes números expressivos o projeto visa proporcionar aos adolescentes e seus familiares um momento de reflexão, para que ele ultrapasse a esfera espontânea de apreensão da realidade chegando á esfera crítica, assumindo de forma consciente seu papel de sujeito, não voltando a reincidir na prática infracional.