No último sábado (18), alunos da escola municipal Eduardo Benevides Lindote, situada no Bairro Jardim das Oliveiras, que é banhado pelo Rio Paraguai, participaram das atividades alusivas ao Dia Mundial da Limpeza.
De acordo com a diretora da unidade escolar, professora Deliane Silva, os alunos por residirem em uma comunidade ribeirinha e que a grande parte das pessoas busca a subsistência na pesca ou na prestação de serviços voltadas ao Rio Paraguai, é muito importante eles participarem de projetos ambientais que preservem este manancial, como foi a limpeza da praia do Daveron e seu entorno. “ A educação é uma grande ferramenta de conscientização para a preservação do meio ambiente e inserir nossos alunos neste contexto está no nosso projeto político pedagógico”, explicou Deliane.
Deliane informou que apenas 15 alunos foram na atividade por estarmos em meio a uma pandemia, porém ressaltou, que todos os protocolos sanitários foram cumpridos. Acompanharam os estudantes a equipe gestora da unidade escolar e uma mãe de aluno.
Para a aluna Isabela Hilana de Oliveira Santana, do 5º ano do ensino fundamental, foi muito bom participar desta limpeza. Ela disse que é muito triste ver que as pessoas não respeitam o Rio Paraguai e suas praias. “Fazer a coleta do lixo é muito importante, pois é um momento de conscientizar as pessoas que não é certo poluir. Durante a limpeza nós tiramos plástico, garrafas pet e de vidro, sacolas e muito lixo. As pessoas deveriam saber que este lixo vai para o rio e polui as águas.”, avaliou Isabela Hilana.
Já a secretária municipal de Educação, Liamara Rodrigues Silva, ponderou que envolver os alunos neste tipo de ação, é fundamental para que eles sejam impactados pela forma que as pessoas tem tratado o meio ambiente e se conscientizem sobre a necessidade de manter limpo nosso rio e seus afluentes. “Além de promover a conscientização da preservação, eles aprendem a importância dessas atividades e ainda passam a ser agentes de disseminação da cultura ecológica” observou Liamara.
Para o secretário de Meio Ambiente da prefeitura de Cáceres, Júlio César Parreira Duarte, a participação e o engajamento deles em retirar tudo que estava poluindo a praia e margens do rio, foi fundamental para conscientizá-los. “Quanto mais pessoas e principalmente crianças e adolescentes estiverem envolvidos em questões ambientais e em contato com a natureza, mais elas vão respeitar e cuidar desse tesouro imensurável”, finalizou parreira.