A prefeitura de Cáceres, através da secretaria municipal de Educação, promoveu nesta sexta-feira (05), a Formação da Educação Especial – Conhecimentos e Habilidades na Educação Especial, no auditório Maria Helena Netto Ludgerio.
A qualificação atendeu coordenadores das instituições de ensino, professoras das salas de recursos e auxiliares de Desenvolvimento Infantil que acompanham os alunos com necessidades educacionais especiais.
Segundo a coordenadora pedagógica da SME, Luciana Gattass Crepaldi, a formação teve o objetivo de refletir sobre o atendimento aos alunos da Educação Especial e Inclusiva. Luciana observou que para aprender a adaptar o planejamento e os procedimentos de ensino, é preciso que os educadores olhem para as competências dos alunos, e não apenas para suas limitações.
Já a Psicóloga Doutora Aline Caxito Braga, técnica da SME, avaliou que o conhecimento sobre o público da Educação Especial, o AEE e a Tecnologia Assistiva é muito relevante para a continuidade na busca por uma educação inclusiva e de qualidade. “Todos os profissionais envolvidos com o desenvolvimento dos alunos com necessidades educativas educacionais devem participar do processo de capacitação para a inclusão, por isso a formação continuada deve estar conectada ao cotidiano escolar”, ponderou Aline.
Os formadores da capacitação foram a psicóloga clínica especialista no Método ABA, Rosania Siqueira Viana, que discorreu sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e sobre o Método ABA, sigla em inglês que significa análise do comportamento aplicada; a professora mestra Frádia Cícera de Castro Tsukamoto da Sala de Recursos Multifuncionais da E. M. Vitória Régia, que abordou o tema “Atendimento Educacional Especializado de um aluno com TEA”; e o estagiário de Psicologia da SME Vinicius da Silva Ferri apresentou sobre a Tecnologia Assistiva, que são recursos e serviços que possibilitam proporcionar ou ampliar as habilidades funcionais dos alunos com deficiência e consequentemente promover vida independente e inclusão.
A secretária municipal de Educação Professora Liamara Rodrigues, disse que é gratificante ver a determinação e a empolgação dos profissionais da educação inclusiva, participando da formação, que objetiva também entender como planejar e trabalhar melhor com esses alunos. “ A instrução também faz parte da política pública de formação para os profissionais de educação especial no sentido de valorização “, finalizou Liamara.
Esdras Crepaldi - CCom