Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Com proximidade do verão, médica alerta para cuidados na hora de iniciar atividade física
Por Patrícia Belarmino
13/11/2021 - 16:35

Foto: Freepik

Hidratação exige atenção especial antes, durante e após exercícios

Com o verão, férias e as festas de fim de ano se aproximando, a procura por exercícios físicos se intensifica. Com a redução dos casos de Covid-19 também, muitos têm retomado ou iniciado a prática de atividades físicas. A médica e professora do Idomed Fapan, Verônica Palmiro, explica que, dependendo da idade, alguns cuidados devem ser tomados antes de iniciar uma atividade física. 

“Se for um jovem, com até 30 anos, ele tem a livre escolha de iniciar uma atividade física prontamente, porque a chance de ter uma comorbidade é baixa. Se tratando de idosos, é importante fazer um check-up médico para analisar as condições cardiovasculares e osteomioarticulares, que vai avaliar as articulações deste paciente”, explica.

De acordo com a professora, se um paciente tem artrose de joelho, por exemplo, não é recomendado fazer caminhada. Por outro lado, essa pessoa pode fazer atividades sem impacto, como hidroginástica, por exemplo. “Por isso, a necessidade de avaliar individualmente para orientar de forma adequada”, garante Verônica.

A falta de orientação pode acarretar em lesões, o que acaba afastando a pessoa por mais tempo da atividade física, além de causar dores.

Outra dica para quem resolver se exercitar é apostar na hidratação, não só durante a atividade, mas também antes e após. “A hidratação é fundamental. Se ela não for feita adequadamente, a pessoa corre o risco de sofrer desidratação”, explica a professora do Idomed Fapan.

Apesar dos cuidados que devem ser tomados, a médica Verônica Palmiro reforça que a atividade física é fundamental. “É a melhor maneira de prevenção e tratamento da grande maioria das doenças. O exercício tem que ser feito sempre. A introdução precisa ser paulatina, principalmente no caso dos sedentários, com alíquotas pequenas durante os dias, semanas. Até ter a progressão para a melhora do condicionamento”, garante.

A médica lembra, ainda, que a atividade física só é proibida em situações bem específicas, como algumas cirurgias, por exemplo. “Mesmo quem tem problemas articulares pode se exercitar. Tem alguma modalidade que pode ser aproveitada”, finaliza.

Carregando comentarios...