Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Crianças e adolescentes da Casa Lar participam de projeto de Educação Alimentar e Nutricional
Por Esdras Crepaldi
07/12/2021 - 15:06

Foto: reprodução

Alunos do curso de Nutrição da Estácio- Fapan realizam o projeto “Nutrição em Ação”, com crianças e adolescentes da Casa Lar.

A iniciativa  surgiu com o intuito de promover ações em nutrição e saúde no contexto comunitário, na perspectiva da Segurança Alimentar e Nutricional, Promoção da Saúde e Educação Popular. 

No projeto foram realizados jogos educativos e brincadeiras lúdicas, onde as crianças e adolescentes aprenderam sobre os vários tipos de alimentos e quais deveriam ser priorizados e consumidos. Nas oficinas culinárias, com a interação dos participantes,  foram elaborados  diferentes cardápios : Tapioca, falso refrigerante, bolo saudável, espetinho de frutas e cookies. O projeto contou ainda com a avaliação nutricional individualizado.

A professora de Nutrição, Camila Soares, coordenadora do projeto,  ressalta que ações como essa ajudam a aproximar os estudantes e futuros nutricionistas da promoção da saúde e da segurança alimentar da população com um olhar sensível à realidade,  possibilitando a vivência e capacitação dos alunos, contribuindo para que mais pessoas tenham acesso à nutrição que é para todos.

“Gostei muito, foi de suma importância pra mim , aprendi muito com cada criança ali acolhida ,  não foi só uma avaliação nutricional, aprendemos a dar amor , carinho e cuidado enquanto cuidamos deles . Foi uma experiência ótima, que vou levar pra vida”, afirma Josiane Araújo, estudante de nutrição.

Para a secretária municipal de Assistência Social, Fabíola Campos, o curso oportuniza às crianças e adolescentes a capacitação e as boas práticas de manipulação de alimentos, ao tempo que  socializa e os  integra através de práticas culinárias, elevando a autoestima com os conhecimentos adquiridos e a prática realizada. Fabíola destacou a parceria com a Estácio/Fapan que permitiu essa qualificação.

A secretária informou a Casa Lar atende crianças e adolescentes de zero a 17 anos que estão em situação de desproteção e risco em unidades residenciais, onde  o principal objetivo do serviço Casa Lar é acolher e garantir proteção integral a esse público.

Carregando comentarios...