Canção escrita por Rocco Martins ganha audiovisual estrelado por Guil, pioneiro do hip-hop mato-grossense, neste sábado (29)
Quem não conhece o prazer de desfrutar um café num copo de extrato de tomate? Um legítimo protagonista do cotidiano brasileiro, e agora de videoclipe musical, que será lançado neste sábado (29) pelo músico Henrique Maluf, à frente de seu projeto e banda Cerrado Groove. A canção escrita por Rocco Martins é um retrato sutil da realidade de milhões de trabalhadores e trabalhadoras.
O videoclipe de “Um café num copo de extrato de tomate” é dirigido por Leonardo Sant ana, estrelado por Guil, artista pioneiro do movimento hip-hop em Mato Grosso, um dos primeiros B-Boys de destaque na cena. Na narrativa audiovisual, ele vive um trabalhador em mais um dia de trabalho maçante, entre viagens de ônibus lotado pelas ruas de Cuiabá, e momentos de alívio ao desfrutar um café num copo de extrato de tomate.
“É um clipe descritivo, que narra o dia-a-dia de uma pessoa comum. Cotidiano que faz contraponto ao glamour que se expressa em imagens da banda tocando no palco, do show no teatro”, afirma Henrique Maluf.
O resultado pode ser conferido a partir das 18h deste sábado (29) no canal do Youtube, Facebook e Instagram. O trabalho é viabilizado pela Lei Aldir Blanc, por meio do Edital MT Nascentes, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
Black music
“Um café num copo do extrato de tomate” foi gravada em 2018 pelo projeto “Viva a Cena”, da Container Produções em parceria com Malcom Pub. À ocasião, foram lançadas 20 canções autorais inéditas na intenção de fomentar a música mato-grossense alternativa no panorama das produções da casa, que tem o Rock’N’Roll como gênero musical norteador.
Foi na perspectiva de “abrir as portas” para outros estilos como o Pop, Reggae e a Black Music que a música de Henrique Maluf e Rocco Martins integrou a coletânea.
Dentro dos parâmetros da Black Music – termo dado ao conjunto de gêneros musicais que emerge ou é influenciado pela cultura africana ao longo de diversas décadas – “Um café num copo de extrato de tomate” se enquadra, mais especificamente, no Funky Music. É, portanto, expressão da música negra, que lembra Maluf, “cantou e canta lamentos, desejos e necessidades ignoradas por opressões raciais e políticas adversas, principalmente no contexto norte-americano”.
Para o músico e pesquisador, a Black Music hoje é Word Music. Talvez isso explique “Um café num copo de extrato de tomate“ ter se popularizado entre seu público. “A Word Music feita hoje suga muitos dos elementos musicais, visuais e estéticos da Black Music. O surgimento de artistas do gênero na música pop contemporânea, em contexto mundial, evidencia essa tendência”, explica.
Parceria de êxito, firmada em Um café
"Um café num copo de extrato de tomate" pode ser considerado o hit que resulta de uma parceria que tem dado muito certo, entre dois artistas da cidade de Cáceres.
O intérprete, Henrique Maluf, faz questão de sempre afirmar: "Rocco é compositor de mão cheia e tem a composição como profissão". Este, por sua vez, orgulha-se em dizer: "Henrique Maluf é a voz das minhas canções". Do rasqueado de fronteira ao samba-rock, já são mais de oito músicas compartilhadas entre os dois.
“Um café num copo de extrato de tomate” é a primeira a ser gravada profissionalmente. Sendo a música capaz de gerar identificação imediata de quem escuta seu refrão, não demorou para que caísse no gosto do público mato-grossense e se tornasse a pedida no repertório do músico, conhecido pelas apresentações nas noites cuiabanas.
Aliás, a canção faz sucesso nas redes sociais e é sempre compartilhada pelo público de Henrique Maluf nos stories do Instagram nas horas do café.
Serviço
Lançamento Videoclipe “Um café num copo de extrato de tomate”
29 de janeiro de 2022, sábado, às 18h, no Youtube e nas redes sociais.
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCi63t2jW9SW16IRw-JS_Yig
Instagram: https://www.facebook.com/henrique.maluf
Facebook: https://www.instagram.com/henriquemaluf
FICHA TÉCNICA
Videoclipe - Um café num copo de extrato de tomate
Direção e roteiro: Leonardo santana
Fotografia: Kelvin Queiroz
Direção de produção e de Arte: Giulia Costa
Produção: Laura Aquino / Jaque Mazzardo
Assistente de câmera: Lukas
Maquinista: Bacana (Édson Jesus)
Elétrica: Éder Zorteia
Motorista: Jota
Figurino: Giulia Costa / Jane klitzke / Noivas e Glamour
Iluminação/palco: HIALD ILUMINAÇÃO
Elenco principal: Guil
Banda Cerrado Groove
Voz e Guitarra: Henrique Maluf
Baixo Elétrico: Paulinho Nascimento
Bateria: Rominho Moreira
Teclados: Bruno Cerqueira
Sax Tenor: Fagner Cerqueira
Trompete: Lucas Bonini
Trombone: Nemuel Campos
Apoio Cultural
Instituto Tetilla
Chilli Beans
Digoreste MT
Megasom Instrumentos Musicais
Noivas e Glamour
A Casa do Backstage
Motiva Comunicação Visual
Container Produções
Cine Teatro
Malcom Pub
Semob
Pantanal Transportes
Paiol
Rodrigo Canto (Porks)