A prefeitura de Cáceres, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e a Polícia Civil, resolveram chamar a atenção da população cacerense para a importância de identificar, dizer não e denunciar casos de violência contra a mulher, e desencadearam a Operação Resguardo, que prevê a conscientização através de panfletagem e palestra .
O evento acontece nos dias 21 e 22/02.
Na manhã desta segunda-feira (21), servidores da prefeitura e policiais civis, realizaram diversos pit stops em pontos estratégicos da cidade, com a distribuição de materiais que visam a sensibilização sobre violência doméstica contra a mulher.
Já na terça-feira (22), uma palestra às 15 horas no plenário da Câmara Municipal de Cáceres, vai abordar o tema “Violência Contra a Mulher” e será proferida pelas Delegadas da Polícia Civil Muriel Antonini Dias e Judá Maali.
Para o coordenador da Secretaria Municipal de Assistência Social, Silas Pereira, realizar ações como esta , contribuem para alertar e trabalhar com a sociedade, este tema, infelizmente, ainda tão presente no cotidiano das cidades.
“São atividades como esta que aproximam as mulheres dos órgãos competentes de proteção, como a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher. As agressões não deveriam existir para qualquer pessoa, mas se acontecer, e contra mulheres, elas devem reagir e denunciar seus agressores”, anotou Silas.
Para a prefeita Eliene Liberato Dias, esses eventos são fundamentais para que a sociedade possa avançar em busca da preservação dos direitos de todas as pessoas, especialmente das mulheres. "Estamos fazendo nossa parte, onde o município e o estado têm se empenhado , mas é preciso principalmente, que a população se conscientize e dê um basta na violência contra a mulher", apontou Eliene.
As ações de enfrentamento à violência contra a mulher acontecem em âmbito nacional durante todo o mês de fevereiro e início de março, onde dia 08 é comemorado o Dia Internacional da Mulher.