Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Empreendedora de Cáceres realiza sonho de abrir o próprio negócio
Por Assessoria de imprensa Sebrae/MT – Larissa Klein
18/02/2022 - 16:24

Marcia Leopoldina e filhos na cafeteria — Foto: arquivo pessoal

Cavalo selado não passa duas vezes na mesma porta. Ou, para quem não conhece o ditado: quando a chance da sua vida aparecer, aproveite, pois ela não se repetirá. Assim foi com a empreendedora Marcia Leopoldina Cavalcante Alves. Há quase dois meses ela abriu a Flor de Café Cafeteria e Confeitaria, em Cáceres (a 220 km de Cuiabá), após participar do programa Chamada de Impacto Pró-Pantanal, uma das ações do Programa de Recuperação Econômica do Bioma Pantanal, do Sebrae em Mato Grosso, que estimula e dá suporte aos pequenos empreendedores locais.

 

Marcia conta que desde que se separou há 15 anos, e vendeu o açougue da família, passou a fazer salgados e bolos de casa. “Quando me separei, tive que recomeçar a vida com quatro filhos e sem renda, e não foi fácil. Foi assim que passei a vender salgados de casa. Aos poucos fui aumentando minha produção e diversificando, fazendo bolos, pamonha, curau. Cheguei a comprar um carrinho de água de coco, que tenho até hoje, para poder vender na rua. Há uns quatro anos quando minha mãe adoeceu eu parei com tudo para cuidar dela”, relembra.

 

Após a mãe falecer, Leopoldina voltou a comercializar salgados e a fazer cursos procurando se aprimorar. Até que ano passado viu a divulgação da Chamada de Impacto Pró-Pantanal e resolveu participar. “Fui sem saber o que esperar, e o que vi era que muitos empreendedores estavam em situações parecidas com a minha ou até pior, e mesmo assim conseguiram abrir seu negócio e ter sucesso. E isso mudou minha mentalidade. Uma das palestrantes inclusive falava para a gente não ter medo, se você achava que empreender não era para você, era sim, bastava tentar e se dar a oportunidade. E aquilo falou diretamente comigo e com meu sonho”, pontua.

Com o programa a empreendedora aprendeu sobre a parte administrativa do negócio, passou a planejar todos os passos para abrir sua confeitaria, o quanto de dinheiro precisava, com o que gastar, o que guardar, como calcular os preços dos produtos, considerando todos os custos de produção, entre outros pontos.

 

“Era o empurrão que eu precisava, primeiro foi Deus e segundo foi o Sebrae e os professores que incentivaram muito os participantes. Além do que os ensinamentos repassados foram de total eficiência. Passei assim a fazer todos os cálculos para abrir a minha confeitaria, por exemplo, se abriria em casa ou se montaria em um ponto alugado. E o valor que eu tinha não estava sendo suficiente, tanto que minha expectativa era abrir em maio de 2022. Até que surgiu uma oportunidade de comprar uma cafeteria com tudo dentro, novinha, que estava aberta há apenas seis meses, em um ponto no Centro. Fiz os cálculos, conversei com a família e investi cerca de R$ 40 mil no meu sonho de mais de 15 anos”, revela Marcia.

 

Porém em vez de uma confeitaria, ela conta que abriu uma cafeteria e confeitaria. “Aproveitei a estrutura que já existia e não tive medo da parte desconhecida. O que eu não sabia aprendi com os antigos donos durante os 15 dias que passamos juntos. E uma vez que a Flor de Café era minha passei a dar meu toque, mudando cardápio, horário de atendimento, fazendo entregas”, detalha.

 

Uma das primeiras alterações foi a mudança do horário de funcionamento, que antes era de meio período e agora é das 7h às 19h30. O cardápio também sofreu modificações e passou a ter opções como: waffles, pão de queijo, cuscuz e tapioca, além dos bolos e doces. Um dos carros chefes do local são os pães recheados de diversos sabores como: calabresa com cebola caramelizada; romeu e julieta; frango cremoso; bacon com geleia de pimenta; moda cácerense (carne seca, banana, muçarela e requeijão); pesto; lombo canadense com queijo provolone, entre outros sabores.

 

"Aqui em Cáceres você só encontra esses pães na minha cafeteria. E as pessoas adoram. Vendemos muito bem, mas não é só isso, bolos como o Cacau Black com brigadeiro meio amargo e o bolo Praliné de baunilha, com camada de geleia de frutas vermelhas, castanha do Pará caramelizada e doce leite é só eu postar no Instagram pela manhã, que a noite já não tem mais”, afirma.

 

Leopoldina conta ainda que a cafeteria agora virou uma empresa familiar, além dela, dois filhos e uma nora trabalham no local. “O movimento nesses quase dois meses tem sido acima da nossa expectativa, Graças a Deus, e está envolvendo quase toda a família. Cada um faz a sua parte, por exemplo, um dos meus filhos faz as entregas”, conta.

 

A empreendedora segue colocando em prática tudo o que aprendeu no programa e uma das estratégias adotadas neste início é a entrega gratuita para quem mora no centro, e para lugares mais distantes o pedido tem que ser no mínimo de R$ 25 reais. “Além disso, assim como vi no programa, estamos explorando o Instagram e o Whastapp para divulgar os nossos produtos e atrair o cliente”, ressalta.

 

O próximo passo diz Leopoldina é colocar a empresa em um dos aplicativos de entrega para atender melhor os clientes. “E se Deus quiser, não paro por aqui, vou fazer minha empresa crescer e quem sabe não abro em outras cidades, já sei até em qual, em Pontes e Lacerda”, conta.

 

                                                      Pão de azeitona preta com alho, requeijão e muçarela (reprodução)

PROGRAMA

 

Totalmente gratuito, o Chamada de Impacto Pró-Pantanal é resultado de parceria entre o Sebrae Mato Grosso, o Impact Hub Floripa e a prefeitura de Cáceres, com vistas a estimular e dar suporte aos pequenos empreendedores locais - formalizados ou não - através de um olhar individualizado para suas necessidades, ensinando-os a fazer suas empresas crescerem.

 

É uma das ações do Programa de Recuperação Econômica do Bioma Pantanal – Pró-Pantanal, que iniciaram em 2021 e se estendem até 2023, cujo foco é o desenvolvimento sustentável no território pantaneiro por meio de ações de apoio às micro e pequenas empresas.

 

Durante três meses de aulas híbridas – online e presenciais – o Chamada de Impacto trabalhou conteúdos diversos como gestão, inovação, finanças, marketing e vendas. Ensinou como administrar o empreendimento, as melhores estratégias de marketing, incluído o digital (mídias sociais), como cuidar do dinheiro, separando as finanças pessoais das profissionais, entre outros aspectos importantes.

Carregando comentarios...