A Prefeitura de Cáceres, está implantando o projeto de prevenção de pânico e combate a incêndio nas escolas municipais.
Com a reforma das escolas, pela primeira vez, a Prefeitura está executando as adequações, de forma gradativa, primeiro nas unidades que passaram por revitalização e depois, dentro de um cronograma vai contemplando outros prédios da Rede Municipal de Ensino.
As primeiras unidades a receberem o projeto são as escolas Vitória Régia e Jardim Paraíso.
Estas adequações são necessárias para a obtenção do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).
O AVCB é uma certidão que atesta que as edificações estão com os equipamentos de segurança para tornar o ambiente escolar mais seguro.
Segundo a Assessora de Convênios e Projetos, Sueli Maria de Oliveira, serão implantados nas escolas os sistemas de proteção de descarga atmosférica (SPDA), que protege a edificação de raios, e o sistema de combate a incêndio e pânico, que é responsável por possibilitar a ação inicial a incêndios e facilitar a fuga dos ocupantes da edificação. “O sistema de combate a incêndio é composto por placas indicativas, iluminação de emergência, extintores, formação de brigada de incêndio e em escolas maiores, a instalação de hidrantes. Tais sistemas são requisitos obrigatórios para a emissão de alvará do corpo de bombeiros”, explicou Sueli Maria.
Já a secretária municipal de Educação , Liamara Rodrigues, enalteceu que esta é mais uma demanda antiga da Rede Municipal de Ensino de Cáceres que agora está sendo solucionada, evidenciando o compromisso da prefeita Eliene Liberato Dias, com uma educação pública de qualidade e responsável”, destacou Liamara .
Engenheira Thais, Assessora de Projetos Sueli Maria e a Secretária de Educação Liamara (foto: assessoria)