Desde que foi implantada pela Prefeitura de Cáceres, a Ouvidoria tem prestado relevantes serviços não só à população, como também para a própria administração municipal.
A Ouvidoria é um canal de participação social que trata das manifestações referentes às políticas e serviços públicos prestados pelo município de Cáceres.
Segundo a Ouvidora Municipal, Maristela Saldanha, os cidadãos podem se manifestar de cinco maneiras diferentes. “Efetivando uma denúncia, fazendo um elogio, realizando uma reclamação, requerendo uma informação ou dando uma sugestão. Estas são as possíveis manifestações na Ouvidoria do município, e, após o registro, ao cidadão é permitido receber um parecer da prefeitura”, informou Maristela.
A Ouvidora relatou que o manifestante tem quatro opções para se pronunciar. Presencialmente na sede da Ouvidoria, por telefone, WhatsApp e pelo site. “Mensalmente temos em média 250 participações, porém o canal menos utilizado é o site com apenas 10%, mas é justamente por ele que o cidadão tem a oportunidade de acompanhar sua manifestação”, observou Maristela e disparou, “Por esta razão, a Ouvidoria incentiva as pessoas a utilizarem mais o site”.
O órgão está vinculado à Controladoria Municipal.
O Controlador Robson Máximo da Costa, ressaltou que a Ouvidoria tem se pautado num trabalho sério de aperfeiçoamento da sua atuação, buscando melhorias para o cidadão, simplificando e centralizando as formas de interação da sociedade e a administração municipal. “Também trabalhamos para o fortalecimento estrutural ao aderirmos à Rede Nacional de Ouvidorias. Isto favorece as interações e proporciona capacitações nos órgãos ou entidades referenciais”, assinalou Robson.
A Rede Nacional de Ouvidorias, prevista pelo Decreto n. 9.492/2018, tem a finalidade de integrar as ações de simplificação desenvolvidas pelas ouvidorias dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
“Aderindo à Rede Nacional de Ouvidorias, o órgão ou entidade terá acesso a benefícios como aos cursos oferecidos no âmbito do Programa de Formação Continuada em Ouvidorias (Profoco)”, concluiu o Controlador.
Abaixo como entrar em contato com a Ouvidoria e o site oficial com informações:
Número do WhatsApp (65) 984272908
Telefone: (65) 984272908
e-mail: ouvidoria@caceres.mt.gov.br
Endereço do site: https://ouvidoria.caceres.mt.gov.br/