2022 é ano de eleições, e o prazo para tirar o título de eleitor se encerra daqui a menos de um mês, no dia 4 de maio.
A Secretaria Municipal de Assistência Social por meio do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes - NUCA de Cáceres/MT, se mobilizou para incentivar jovens a tirarem o título o título de leitor, por meio da iniciativa “Semana Municipal do Jovem Eleitor”.
O evento é promovido em parceria com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso e Tribunal Regional Eleitoral, representados pela Promotora Eleitoral Drª Liane Amélia Chaves.
De acordo com a Mobilizadora Jovem do Selo Unicef, Raiany Mota Ribeiro, que está à frente do NUCA, a ação destina-se a incentivar a comunidade estudantil a tirar o título eleitoral pelo importância de participarem de um processo democrático. “Será oportunizado o esclarecimento de dúvidas sobre o processo de votação e a emissão de título de eleitor”, observou Raiany.
A elaboração do material publicitário contou com a participação da Promotora Eleitoral Liane Amélia Chaves e de jovens compõem o NUCA de Cáceres.
“De acordo com o IBGE (2010), Cáceres tem uma população jovem de 8.376 pessoas com idade entre 15 e 19 anos. Jovens entre 16 e 18 anos poderão tirar o seu título pela primeira vez. E se você tem 15 anos e já terá completado 16 no dia 2 de outubro, também pode tirar seu 1° título de eleitor”, incentivou Raiany.
A Secretária Municipal de Assistência Social ressaltou a importância desta iniciativa do NUCA e da Promotora Eleitoral no incentivo de engajar jovens no exercício da cidadania, pois é através do voto que eles escolhem seus representantes. “Uma ação de importância para a participação no processo eleitoral, parabéns por esta iniciativa”, reconheceu Fabíola.
Com objetivo de contagiar os jovens, a campanha acontecerá em algumas escolas do Município de Cáceres e teve início na última segunda-feira (25), conforme cronograma de ações:
27/04/2022