Qual a expectativa para o processo eleitoral que irá escolher o próximo reitor da Unemat ?
Prof. Celso Fanaia – A expectativa é a melhor possível, haja vista, que teremos a oportunidade de escolher através do voto o novo gestor (a) da Unemat, como sabemos, o atual grupo que está à frente da gestão da reitoria atualmente, se encontra a mais de 20 anos no poder, e a alternância e novas ideias é muito salutar em qualquer processo democrático, diante disso, a comunidade acadêmica terá a oportunidade de escolher para governar os próximos quatro anos mais duas opções de voto, e essa foi uma das razões que me coloquei à disposição da comunidade acadêmica nesta eleição. Minha expectativa é muito grande e me sinto preparado para realizar um grande trabalho com muitas realizações para nossa querida UNEMAT, bem como também para toda sociedade mato-grossense.
De que forma a sua campanha será feita nesses 30 dias, presencialmente ou através das redes sociais ?
Prof. Celso Fanaia – Das duas maneiras, viajaremos muito por todos os campus e polos da UNEMAT, teremos a oportunidade de conversar com cada técnico, discente e professor desta instituição, ouvindo seus anseios, reivindicações e propostas de que no final da campanha, nossa proposta seja construída após ouvir toda comunidade acadêmica, somente assim teremos a possibilidade de desenvolver uma boa gestão, ao mesmo tempo, estaremos utilizando muito as redes sociais como forma de atingir toda a comunidade acadêmica em cada canto deste estado onde esteja inserida a UNEMAT.
A formatação das propostas da chapa foi feita de que forma e quem participou ?
Prof. Celso Fanaia – Foram meses de muita discussão, onde participaram, professores, técnicos e discentes nos diversos campus da Unemat, até chegarmos a definição da chapa.
Tem situações pendentes na instituição e que são reivindicações antigas dos acadêmicos. Curso de Direito no período noturno e a criação do restaurante universitário. Qual a posição do candidato (a), com relação à essas duas questões. Dá para efetivá-las em caso de ser eleito (a) ?
Prof. Celso Fanaia -O curso de direito da UNEMAT é bastante solicitado em vários campus, polos e em diversas cidades de Mato Grosso, principalmente através das turmas fora de sede, essa questão precisa ser bastante discutida nos conselhos superiores da UNEMAT, CONEP e CONSUNI, haja vista, que essa decisão não cabe apenas ao reitor, falar em abertura de novos cursos precisa passar pelos conselheiros da nossa instituição, e para isso precisamos estar atentos ao orçamento e financeiro. Sabemos que existem inúmeras demandas solicitando a abertura de novos cursos, principalmente o Direito no período noturno, porém, para que isso aconteça a reitoria da UNEMAT precisa provocar essa importante e justa reivindicação. Quanto ao restaurante universitário, a sua pergunta coincide com a nossa proposta de campanha, se a nossa chapa 3 fora a eleita iremos construir restaurantes universitários principalmente no campus que apresentarem demandas, como é o caso de Cáceres onde esse desejo é antigo de várias gerações de discentes que sonharam em ter restaurante universitário no Campus Jane Vanini, gostaria de informar a toda a comunidade acadêmica, que antes mesmo de vencer as eleições, já conseguimos assegurar os recursos para construção de um restaurante universitário no campus de Cáceres, através de uma demanda impositiva do senador, Carlos Favaro.
Nos últimos anos, o orçamento da instituição foi diminuindo drasticamente e que atualmente pouco sobra para fazer novos investimentos, nos campus. Como reverter esse quadro ?
Prof. Celso Fanaia - Caminhamos na contra mão da economia mato-grossense, nosso estado é entre os 26 estados da federação mais o Distrito Federal é o que mais apresenta o 4º maior PIB do Brasil, contribuindo muito para consolidação das reservas em moedas fortes. No entanto as instituições de ensino e pesquisa e extensão, no caso a nossa Unemat, que estão na vanguarda desse crescimento foram prejudicadas, em razão de que, até 2019 o nosso orçamento era garantido por lei em 2,5% da Receita Corrente Liquida (RCL) do Estado de mato Grosso, e infelizmente por falta de habilidade política da atual gestão da Reitoria com o governo Estado e a assembleia legislativa, perdemos essa grande conquista, diante disso, teremos muito trabalho pela frente, através de uma boa gestão política tentar recuperar essa garantia que tenhamos conquistado, somente assim poderemos buscar melhorar o percentual de repasse mensal da Unemat para seu custeio, manutenção e também para grandes investimentos em obras dentro da nossa UNEMAT em todos os campus.
Dá para melhorar o orçamento sem atender as solicitações dos deputados que sonham com a presença da Unemat em suas bases eleitorais ? Como isso será conduzido em sua gestão ?
Prof. Celso Fanaia – Para se aumentar os gastos de uma instituição, se faz necessário a garantia do orçamento e do financeiro, e para isso acontecer, precisamos atuar realmente como gestores públicos eficientes, ter uma boa relação política com o governo do estado de Masto Grosso, Assembleia Legislativa de Mato Grosso e governo federal é imprescindível, dessa forma poderemos garantir a melhoria crescente dos percentuais dos repasses institucionais para a UNEMAT, possibilitando com isso também a abertura de novos cursos.
Qual a proposta da chapa para que a sociedade Mato-grossense e em especial à cacerense esteja inserida e mais próxima da instituição ? Como fazer Isso ?
Prof. Celso Fanaia - Vamos incrementar e dar condições para que os projetos de ensino, pesquisa e extensão estejam diretamente inseridos nas cidades onde a UNEMAT esteja presente, inclusive, essa proposta está no nosso caderno, a UNEMAT foi criada para ser uma universidade interior para o interior do estado de Mato Grosso e pensando nisso e com base na missão da nossa instituição, a nossa gestão estará voltada para fortalecimento do municipalismo mato-grossense.
Dizem que o vice (seja qual for o cargo), pouco participa das decisões tomadas pelo titular. Se for eleito (a), qual o papel de seu vice ? E como ele foi escolhido (a) para compor a chapa ?
Prof. Celso Fanaia - O candidato a vice-Reitor na nossa chapa 3, foi escolhido por competência e pal honestidade, conheço o professor, Nivaldo Teodoro a muito tempo, sou sabedor que desenvolveu e vem realizando brilhantes trabalhos como professor da UNEMAT. Possui também muita experiência administrativa em órgãos governamentais e realiza também um trabalho grande social muito importante aqui em Cáceres no Lar das Servas de Maria. Não tenho dúvida que com todo esse conhecimento e experiência ele terá muito para contribuir comigo em nossa gestão à frente da reitoria da UNEMAT, fazendo isso sempre com muita transparência, respeitando a autonomia da nossa instituição, tornando nossa querida Unemat uma universidade mais inclusiva e humana.
A sociedade de MT pode esperar uma campanha galgada em propostas, sem ataques pessoais ?
Prof. Celso Fanaia – Da nossa chapa 3, sim, estaremos durante todos os dias da campanha apresentando propostas e ouvindo e discutindo com toda comunidade acadêmica, de modo, a realizar no futuro uma gestão que venha ao encontro dos anseios da comunidade acadêmica e externa. Teremos uma agenda muito importante para o fortalecimento e crescimento para nossa querida UNEMAT. Podem ter a certeza de uma coisa, que o Professor Celso Fanaia e professor Nivaldo Teodoro, estaremos ouvindo a todos, trabalhando com muita vontade e determinação para darmos o melhor para nossa instituição, os antigos egípcios diziam que “ só de saber ouvir o rei já distribui justiça”.
Agradecemos pela entrevista e desejamos boa sorte na caminhada.
Prof. Celso Fanaia -Eu agradeço pelo espaço aberto para que possamos detalhar as propostas da chapa 3. São propostas factíveis e que vão ao encontro do fortalecimento da UNEMAT, a única universidade pública de Mato Grosso.
Meu muito, obrigado !