A Prefeitura de Cáceres, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou na tarde desta terça-feira (24), no auditório Professor Adriano Silva, capacitação do Programa Alfabetiza MT, que visa o fortalecimento do regime de colaboração entre o estado e municípios, e tem o objetivo de focar na alfabetização dos estudantes até o segundo ano do ensino fundamental.
A formação do Alfabetiza MT contemplará gestores, coordenadores pedagógicos, professores da educação infantil (5 anos) e da alfabetização 1º e 2º ano do ensino fundamental, do estado e município, com capacitações de 120 horas/aula.
Durante a abertura do evento, a secretária municipal de Educação, Liamara Rodrigues falou que as capacitações trarão muitas contribuições ao processo de alfabetização na rede municipal de ensino. “Sou oriunda de um programa como este a nível federal, por isso mesmo sei da importância de um projeto pedagógico que visa a alfabetização de crianças até o segundo ano. Após esta pandemia, o programa é um desafio muito grande, porém um instrumento que visa capacitar nossos gestores e professores. Sem dúvidas o Alfabetiza MT irá contribuir nas atividades educacionais de alfabetização para os alunos das redes públicas municipal e estadual”, avaliou Liamara
Já a professora doutora Soeli Rossi, diretora da DRE Cáceres, observou que o Alfabetiza é um programa que passa por avaliações e que a parceria das redes públicas, estado e município, incentiva o trabalho em cooperação. “Pensando que somos uma rede pública, precisamos trabalhar em parceria e melhorar. Nós enquanto DRE, estamos envolvidos neste processo. É necessário melhorar os índices dos déficits de aprendizagem pós pandemia, que são alarmantes”, avaliou Soeli.
A coordenadora regional da programa é a professora doutora Maria Clara Ede Amaral e a municipal a professora especialista da SME, Ana da Guia Antunes Magalhães.
Completam a equipe de formadoras as professoras mestras Fabiane Deluque Viana, Vanusa Silva e as especialistas Élida Resende do Amaral e Kelli Cristiane Rodrigues de Souza.
A professora Ana da Guia disse que o Alfabetiza MT oferece muitos benefícios, entre eles assessoria pedagógica, formações continuadas, avaliação e acompanhamento da aprendizagem dos estudantes, recursos e materiais didáticos, e prêmios para as escolas com bons resultados de desempenho na aprendizagem.
Concluindo a coordenadora, professora doutora Maria Clara, ressaltou que as aprendizagens essenciais devem ser asseguradas aos estudantes nos diferentes contextos escolares, e destacou que o processo de alfabetização deve ser assumido como um compromisso social a ser realizado até o 2º do Ensino Fundamental.