A ex-ministra Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) e o deputado federal Dr. Leonardo se reuniram, nesta quarta-feira (08/06), no Congresso Nacional, em Brasília. Durante o encontro, eles discutiram a importância de ações afirmativas de capacitação das mulheres.
Pré-candidata ao Senado pelo Distrito Federal, a ex-ministra Damares lembrou que um dos principais projetos de capacitação de mulheres, em sua gestão no Ministério da Família no governo do presidente Jair Bolsonaro, teve como uma das inspirações uma iniciativa capitaneada pelo deputado Dr. Leonardo em municípios de Mato Grosso.
Damares Alves fez referência ao projeto Aprenda e Empreenda, que, em Mato Grosso, já capacitou mais de 1.200 mulheres, por meio de cursos profissionalizantes que trazem geração de renda familiar, qualidade de vida e uma perspectiva social de dias melhores para as mulheres atendidas.
Capacitação de 1.2 mil mulheres
No projeto, as mulheres participam de diversos cursos, dentre eles, “Maquiagem e Design de Sobrancelhas”, “Customização Criativa de Roupas” e “Manicure, Cabeleireiro e Maquiagem”. As aulas são viabilizadas pelo Instituto INCA – Inclusão, Cidadania e Ação, e custeadas por emendas que ultrapassam a cifra de R$ 1 milhão destinadas pelo deputado federal Dr. Leonardo.
“O Projeto Qualifica Mulher podemos dizer que teve sim uma contribuição do deputado Dr. Leonardo, que, anos antes, liderou um projeto semelhante em Mato Grosso. São projetos e ações afirmativas como essas que garantem a verdadeira mudança de vida dessas mulheres, que, muitas vezes, são chefes de família e que só precisam de uma oportunidade para crescer e melhorar a vida dos seus filhos e da sua família como um todo”, afirmou a ex-ministra.
O deputado federal e coordenador da Bancada Federal de Mato Grosso elogiou muito a sensibilidade de Damaris Alves na condução dos trabalhos no Ministério da Família.
“Damaris sempre foi uma mulher honesta e de grande fibra moral, e que trabalha muito pelo nosso Brasil e pela defesa do bem-estar da família brasileira. Uma mulher que é um exemplo, e que fez um excelente trabalho à frente do Ministério da Família, melhorando a realidade de muitas famílias atendidas diretamente por seus projetos de grande impacto social em todo o país”, afirmou o deputado.