Para facilitar o processo de aprendizagem e despertar nos estudantes da educação básica o interesse pela Química, acadêmicas e acadêmicos do primeiro semestre de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo utilizam da arte e técnicas criativas com música, dança, perucas e fantasias, como instrumento aplicado ao ensino de Química. As atividades coordenadas pela professora Isabel Matos Fraga integram a disciplina de Metodologia do Ensino de Química e foram desenvolvidas e aplicadas no primeiro semestre deste ano na Escola Estadual Prof. Demétrio Costa Pereira, em Cáceres.
"Nesta parceria com a Escola Demétrio, trouxemos uma sequência didática sobre evolução atômica desenvolvida pelos nossos estudantes de Química que utilizam da arte para o ensino da Química'', explica a coordenadora do projeto.
Entre as atividades, as acadêmicos e acadêmicos trabalharam o tema por meio de teatro, música e dança, apresentação de experimentos, além de montarem uma sala de jogos e o museu do átomo para abordar, entre outros aspectos, a história dos cientistas e a ordem das descobertas dos modelos atômicos.
"O objetivo é facilitar a aprendizagem sobre a evolução dos modelos atômicos com um pouco de diversão, utilizando diversos recursos didáticos, jogando, interagindo e se divertindo" conta a acadêmica Gessika Cristhy.
De forma lúdica, os espaços de exposição do tema foram marcados pela interação entre os estudantes e avaliação sobre o processo de aprendizagem.
"A experiência foi ótima, abriu os nossos conhecimentos de uma forma muito boa e didática e deu para entender mais um pouquinho como funciona os modelos atômicos", afirma Yasmim Taveira, aluna do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Prof. Demétrio Costa Pereira.
A didática e a forma de apresentação foi avaliada como positiva também para a estudante Fernanda Gabriela " A gente viu sobre os átomos e foi colocado de uma maneira mais fácil de se entender e mais divertida, legal e simples", afirmou.
Processos formativos: Docência e educação básica
O projeto, denominado Química com Arte, envolve a dimensão formativa da/do acadêmico ingressante em Química nas atividades didático-pedagógica do curso, com o estudo da metodologia, definição de conteúdo e a preparação das atividades e chega até a escola com o envolvimento de professores e estudantes da educação básica, e apresentação geral para toda a comunidade escolar.
"A gente recebe com muito carinho esse trabalho que torna mais atrativo o ensino, com metodologias ativas, para estimular os nossos alunos a buscar cada vez mais o conhecimento. É um prazer ter o IFMT aqui e, inclusive, rever alguns de nossos estudantes da educação básica que agora fazem Química no Instituto", afirma a professora Ana Paula Bueno , Coordenadora Pedagógica da Escola Prof. Demétrio.
Para o colaborador do projeto, professor de Química da Escola Prof. Demétrio, Emerson de Oliveira Figueiredo, que também é egresso do IFMT, a ação integradora do curso de Licenciatura em Química com a escola da educação básica amplia as possibilidades formativas na área de Química com a promoção da interface entre a extensão, a pesquisa aplicada e o ensino em Química.
"Os alunos têm muita dificuldade, se amedrontam quando se fala em Química, e a gente mostra com esse projeto que a Química está presente na realidade deles, e que eles podem vivenciar essa aprendizagem de uma maneira lúdica. É uma contribuição para a nossa área da Química, para a educação, para a nossa região, para a formação dos nossos estudantes. Isto é sair das paredes do instituto, mostrar que vocês fazem pesquisa, extensão e ensino de qualidade ", afirma o professor.
Curricularização da Extensão
A atividade na Escola Estadual Prof. Demétrio Costa Pereira integra a chamada curricularização da extensão, iniciada no IFMT Cáceres, com a abertura em 2021, do Curso de Licenciatura em Química. O processo consiste na destinação de 10 (dez) por cento da carga horária de formação acadêmica dos estudantes com atividades integradas à comunidade externa.
"É uma experiência muito nova. A nossa licenciatura em Química já começa com a curricularização da extensão prevista no Projeto Pedagógico do Curso. Esta ação acontece dentro de um componente curricular da formação de nossos acadêmicos que trouxeram uma leveza para o ensino de química, preparando diferentes atividades de como trabalhar este conteúdo sobre modelos atômicos, que é tão importante para o ensino médio, previsto na Base Nacional Comum Curricular", afirma a coordenadora do curso, professora Mônica Elizabeth Craveiro Theodoro .
De acordo com a coordenadora, a expectativa do curso é fortalecer novas parcerias de ensino, pesquisa e extensão em Química com a Escola Demétrio e com outras escolas públicas de Cáceres e de outros municípios da Região Oeste.