A Prefeitura de Cáceres, por meio da Controladoria Geral do Município – CGM, aderiu ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), uma proposta inovadora adotada pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla).
Para o Controlador Geral do Município, Robson Máximo da Costa, este é mais um importante passo para a implementação efetiva de boas práticas de gestão, que promoverão atitudes mais eficientes e proativas para preservar os recursos públicos e prevenir que sejam desviados dos seus propósitos.
Robson explicou que são 6 mecanismos de prevenção a corrupção que serão objeto de estudos para implementação na gestão municipal: transparência, prevenção, detecção, investigação, correção e monitoramento. Cada mecanismo está associado a um conjunto de práticas, normativos, documentos e atividades no seu nível mais operacional, que contribuirão para que o prefeito tenha mais segurança em suas decisões.
A prefeita de Cáceres , Eliene Liberato Dias, disse que o programa fortalece a transparência e fomenta o controle social. “Com a adesão ao programa, o município de Cáceres recebeu o selo de participação” , celebrou Eliene.
O PNPC é uma iniciativa de importantes órgãos de controle e fiscalização externa como Tribunal de Contas da União – TCU, Controladoria Geral da União – CGU, Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro – ENCCLA, Confederação Nacional dos Municípios – CNM e Tribunal de Contas de Mato Grosso.
Clique aqui e veja quem aderiu.