A disputa pela presidência da Câmara de Cáceres se acirra ainda mais, a cinco meses das eleições, previstas para o mês de dezembro. Depois de os vereadores Celso Silva (Republicanos), Isaias Bezerra (Cidadania) e Luiz Landim (PV), o vereador Franco Valério (PROS) anuncia que também será candidato.
Assim como os demais colegas que pleiteiam a sucessão do vereador Domingos dos Santos (PSB), Franco diz que está mantendo conversações com colegas no sentido de montar a chapa. Sem citar nomes ele diz que, para isso, já teria garantido o apoio de alguns vereadores dissidentes de grupos contrários.
Valério salienta que já dispõe, inclusive, de planos para dirigir a Casa. “A nossa proposta de disputar a Mesa Diretora está sendo bastante receptiva pelos colegas. Isso nos encoraja ainda mais para entrar na disputa. Para isso, já dispomos, inclusive, de um plano de trabalho” afirmou.
A eleição da presidência da Câmara, de acordo com o Regimento Interno da Casa, deverá ocorrer, no mês de dezembro. Contudo, alguns vereadores, sugerem que a eleição ocorra antes das eleições de outubro, para evitar que deputados eleitos, não influenciem na decisão.
Além de Celso, Isaias, Landim e agora, Franco Valério, não será novidade, o lançamento da candidatura do vereador Rubens Macedo (PTB) ou da possível candidatura a reeleição do vereador Domingos dos Santos.
Macedo, não confirma, mas também não desmente o projeto. Domingos, por sua vez diz que embora o Regimento Interno da Casa impeça uma terceira candidatura consecutiva, ele diz que “existem pareceres superiores que indicam o contrário” deixando em aberto essa possibilidade.
Executivo não irá interferir, garante Eliene
A prefeita Eliene Liberato Dias (PSB) garante que o Executivo não irá interferir nas eleições da presidência da Câmara. “Assim como não interferi na eleição passada, não haverá interferência alguma nesta. Quero deixar claro que somos poderes independentes e não vou interferir em nada”.