Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Autismo: quais os sinais e como é feito o diagnóstico
Por Camila Crepaldi
12/09/2022 - 09:00

Foto: ilustrativa

Autismo: quais os sinais e como é feito o diagnóstico?

 

Quanto antes iniciado o tratamento, maior qualidade de vida

 

O TEA -- Transtorno do Espectro do Autismo, ou autismo, como é comumente chamado, refere-se a uma condição que compromete três áreas do desenvolvimento: interação social, comportamento e comunicação. O paciente com autismo apresenta dificuldades de domínio da linguagem, socialização e desenvolve comportamentos restritivos e repetitivos em diferentes intensidades.

Não há cura para o transtorno, mas o tratamento traz qualidade de vida para o indivíduo melhorando a comunicação, a interação e o comportamento. O acompanhamento é feito por uma equipe multidisciplinar composta por profissionais da saúde como médicos, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, fisioterapeutas, psicopedagogos entre outros.

 

A pediatra e professora do curso de Medicina da Unic, Karinna Faro, explica que ainda que o autismo seja um transtorno que não tem cura, a criança pode adquirir as habilidades funcionais esperadas para a etapa do desenvolvimento, através das terapias direcionadas. “O número de casos identificados tem crescido bastante, a idade avançada dos pais e a prematuridade vem contribuindo para esse aumento. É muito importante lembrar que quanto mais cedo forem iniciadas as intervenções, melhor será a qualidade de vida da criança considerando o tempo ouro da neuroplasticidade que são os primeiros 2 anos de vida”, esclarece a especialista.

 

 

Como identificar os sinais?

Os sinais e sintomas não são iguais em todas as crianças, no entanto as características mais evidentes estão ligadas à comunicação social e à presença de comportamentos disfuncionais.

 

No comportamento social, destacamos a dificuldade em estabelecer um envolvimento social e de entender expressões e emoções, e a falta de interesse ou dificuldade em estar e brincar com outras pessoas da mesma idade. Pode apresentar uma varredura ocular podre e não sustentada, não respondendo aos chamados pelo seu nome e não percebendo a aproximação de um adulto, por exemplo.

Na linguagem a criança normalmente apresenta atraso para iniciar a fala, e/ou apresenta dificuldade em usar as palavras como um instrumento de comunicação e expressão.

Quanto a motricidade, algumas crianças andam na ponta dos pés, fazem movimentos de exaltação com as mãos, andam em círculo, fazem movimentos repetitivos disfuncionais, representando as alterações sensoriais características do espectro.

A médica ressalta que, em alguns casos, o paciente faz uma seleção alimentar severa, distinguindo por cores, cheiros e texturas o que consegue ingerir, levando a carências nutricionais e alterações intestinais.

 

Saber como identificar o diagnóstico é uma das mais frequentes dúvidas das mamães e papais. A médica menciona que não há exames laboratoriais (como de sangue) nem de imagem que confirmem o autismo. A avaliação é exclusivamente por métodos de observação, acompanhamento e testes padronizados realizados por um corpo de especialistas no desenvolvimento infantil, que inclui além do médico, fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais.

 

A pediatra finaliza destacando que, por se tratar de um período muitas vezes delicado para a família, o apoio emocional aos pais é fundamental, explicar sobre a natureza do transtorno e direcionar precocemente para as terapias.

 

Sobre a UNIC    

Fundada em 1988, a Unic foi a primeira instituição privada de ensino superior no Mato Grosso e é uma das universidades mais conhecidas e tradicionais da região, tendo formado milhares de alunos nos cursos presencias e a distância. Com unidades em várias cidades do estado e representatividade em diversos campos de atuação, a instituição oferece cursos de extensão, graduação, pós-graduação lato sensu, além de programas de mestrado e doutorado.    

De portas abertas para a comunidade, a instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Unic oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2010, a Unic passou a integrar a Kroton.

 

Sobre a KrotonMed

A KrotonMed é a unidade de negócio da Kroton voltada para a Medicina. Criada em 2021, a KrotonMed possui mais de 3 mil alunos matriculados no curso de Medicina em 6 instituições de ensino superior: Unic, no Mato Grosso; Uniderp, no Mato Grosso do Sul; Unime Lauro de Freitas e Pitágoras Eunápolis, na Bahia; e Pitágoras Codó e Bacabal, no Maranhão. A KrotonMed possui mais de 7 mil alunos em cursos de Saúde Presencial, mais de 18 mil alunos em outros cursos presenciais de alto valor agregado. Os cursos recebem investimentos constantes para aprimoramento da infraestrutura, que inclui laboratórios e ferramentas que utilizam as mais avançadas tecnologias voltadas ao ensino da Medicina. As instituições possuem parceria com clínicas e hospitais que atendem a população, possibilitando ao aluno acesso a um alto nível de educação que reúne teoria e prática e uma preparação eficiente para sua inserção no mercado de trabalho.

Carregando comentarios...

Meio Ambiente

Piracema em MT começa no dia 3 de outubro

09/09/2022 - 17:14