Coordenador da Bancada Federal de Mato Grosso, o deputado federal Dr. Leonardo (Republicanos) comemorou a transferência do controle acionário da concessionária da BR-163 para o controle do Governo de Mato Grosso, por meio da MT Participações e Projetos S/A. Com a decisão, a previsão é que no início de 2023 avancem as obras de duplicação da rodovia BR-163, especialmente no Nortão.
A decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) dando o aval para que fosse celebrado o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Rota do Oeste e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), teve colaboração e luta dos deputados federais, senadores e do governo do Estado que atuaram em conjunto em busca de uma solução para este impasse. A empresa vinha sendo alvo de críticas, uma vez que não realizou as obras de duplicação necessárias ao longo da BR-163.
O acordo foi anunciado, nesta quarta-feira (28), pelo governador Mauro Mendes (União) e pelo vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), em Brasília. “Tchau para essa concessionária que só levou dinheiro e não realizou as obras previstas. Com isso, muitas vidas foram ceifadas ao longo dos últimos anos por irresponsabilidade”, disse o coordenador da Bancada Federal, deputado Dr. Leonardo.
Solução para BR-163
“Demos uma solução para a concessão da BR-163. Essa decisão deve ser muito comemorada por todos os mato-grossenses. Chega de pagar pedágio em trecho ruim, com buracos e que não foi completamente duplicado. A BR-163 tinha uma concessionária lucrando milhões e não fazendo as obras necessárias. Agora, com esse acordo, teremos obras de duplicação já no ano que vem”, afirmou Dr. Leonardo.
O deputado federal Dr. Leonardo explicou que é antiga a luta da Bancada Federal para a retirada da concessionária Rota do Oeste do trecho da BR-163, uma empresa que foi contratada no governo petista. O deputado Dr. Leonardo e o governador Mauro Mendes avaliam que a solução encontrada irá antecipar em 5 anos as obras na principal rodovia de Mato Grosso.
“O caminho que estava sendo adotado com a re-licitação poderia levar cinco anos para termos o início das obras. Antecipando isso em cinco anos, nós vamos poupar centenas de vidas e melhorar as condições de trafegabilidade”, disse o governador.
Logística e investimentos
Rodovia estratégica para a logística, a BR-163 é a principal rodovia federal que corta o estado, e por onde é escoada a maior parte da produção de grãos do agronegócio mato-grossense, que é a maior do Brasil. Mas a empresa executou apenas 26% da duplicação prevista para o trecho de 850 km. Atualmente o trecho mais crítico, onde mais acontecem acidentes e mortes, é o localizado entre Posto Gil, passando por Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Sinop.
“Em nome de toda a Bancada Federal de Mato Grosso, eu quero agradecer aos nossos ministros e ao nosso presidente Jair Bolsonaro, ao governador Mauro Mendes e ao vice-governador Otaviano Pivetta, pelo empenho e por trabalhar junto conosco para a busca de uma solução efetiva para a questão da BR-163. Agora vamos ter obras de duplicação no trecho e, muito em breve, teremos uma rodovia mais segura para todos que precisam trafegar, seja a trabalho ou de férias com a família”, afirmou o deputado Dr. Leonardo.
O vice-governador Otaviano Pivetta destaca que serão feitos investimentos vultuosos na rodovia BR-163. "A partir da semana que vem, estaremos assinando os termos e os acordos. E a partir do ano que vem iniciamos as obras de duplicação, num plano de ataque rigoroso que o Estado de Mato Grosso vai investir muito para resolver o problema da BR-163".