Comarcas do Poder Judiciário de Mato Grosso poderão ser premiadas com iniciativas de combate à violência doméstica.
O Prêmio Juíza Glauciane Chaves de Melo, criado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso em outubro, visa agraciar pessoas, entidades e instituições, públicas ou privadas, que no Estado de Mato Grosso tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher, à equidade de gênero e ao enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.
As inscrições vão até o dia 31 de outubro e devem ser feitas por meio de preenchimento de formulário eletrônico, contendo a descrição da iniciativa, atividade, ação, projeto ou programa; justificativa e objetivos, data de vigência, indicação de demais parceiros/participantes e resultados alcançados.
Somente poderão concorrer iniciativas realizadas nos anos de 2021 e 2022. Os trabalhos serão analisados por sua qualidade, relevância, alcance social, resultados, criatividade e inovação. As iniciativas vencedoras receberão placas de reconhecimento, e serão divulgadas nos canais de comunicação do Poder Judiciário de Mato Grosso.
A cerimônia de entrega do Prêmio Juíza Glauciane Chaves de Melo ocorrerá excepcionalmente este ano no dia 7 de dezembro, véspera do Dia da Justiça, em cerimônia presencial, no Tribunal de Justiça. Nos anos seguintes, a premiação será realizada anualmente no mês de março, marcado pelo Dia Internacional da Mulher.
Juíza Glauciane Chaves de Melo - O nome da premiação é uma homenagem à memória da juíza Glauciane Chaves de Melo, vítima de feminicídio dentro da sala de audiências do Fórum da Comarca de Alto Taquari, no dia 7 de junho de 2013. A magistrada foi assassinada com dois tiros na nuca disparados pelo ex-marido, Evanderly de Oliveira Lima, que confessou o crime. O motivo seria a negativa em reatar o relacionamento.
Acesse o edital do Prêmio Juíza Glauciane Chaves de Melo.
Mylena Petrucelli