A Prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB), vai participar da 27ª sessão da Conferência das Partes da ONU (COP), que acontece de 6 e 18 de novembro em Sharm El Sheikh, no Egito, e contará com a presença de mais de 90 chefes de Estado.
Um dos objetivos da COP é conter as mudanças climáticas a partir de mecanismos aplicáveis globalmente e revisar as comunicações nacionais e os inventários de emissões apresentados por todos os países membros e, através dessas informações, avaliar os progressos feitos e as medidas a serem tomadas.
A prefeita Eliene foi convidada oficialmente pelo Instituto Alziras - uma organização sem fins lucrativos que tem a missão de ampliar e fortalecer a presença de mulheres, em toda sua diversidade, na política e na gestão pública - e pelo Instituto Clima e Sociedade.
Segundo a advogada Clara de Sá, especialista em gestão pública e cofundadora e codiretora do Instituto Alziras, uma das missões da organização é produzir e disseminar narrativas que valorizem a participação das mulheres em espaços de poder e decisão política.
Ela disse que a Prefeita Eliene foi convidada por ser uma das mulheres eleitas na Amazônia Legal com muita representatividade e potencial, e vai estar na condução do painel “Construindo Caminhos rumo à transição justa”.
Já a codiretora do Alziras, Michelle Ferreti, informou que o painel em que a prefeita de Cáceres participa vai promover o debate sobre desafios e experiências concretas para que o enfrentamento da crise climática na Amazônia , sob a liderança de mulheres.
Michelle observou que três prefeitas da Amazônia Legal, Eliene Liberato, de Cáceres-MT, Francinete Carvalho, de Abaetetuba-PA e Cinthia Ribeiro, de Palmas-TO, e a Deputada Federal Socorro Neri, do Acre, conduzem os trabalhos do painel, que terá tradução simultânea em inglês e será proferido na zona azul da COP27 - Brazil Climate Action Hub (Blue Zone).
“Entendemos que essas mulheres têm um papel fundamental na construção de novos paradigmas de desenvolvimento que coloquem a economia a serviço da vida, sem deixar ninguém para trás” ressaltou Michelle.
Já a prefeita Eliene Liberato Dias falou que é uma honra ser uma das representantes escolhidas da Amazônia Legal.
Eliene anunciou que na sua apresentação, antes da sua fala, vai exibir um vídeo institucional de Cáceres, com áudio em português e legendas em inglês, apresentando o município para o mundo, sua história, seus atrativos naturais e construídos, a cultura cacerense e projetos desenvolvidos pelo município, além de eventos como o Festival de Pesca que pratica a modalidade ambiental do pesque e solte.
“Fiquei muito feliz com o convite. É um privilégio poder participar da COP 27, pois este evento tem importância política e ambiental significativas. Esse convite é histórico para Cáceres, um dos portais do pantanal mato-grossense e demonstra que nossa administração está sendo observada e reconhecida. Estar na COP 27 com direito a fala, representando Cáceres, é uma oportunidade incrível”, avaliou Eliene.
A prefeita embarca rumo ao Egito no dia 11 de novembro e tem retorno previsto para o dia 18 do mesmo mês.