Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Educação - SME, realizou na noite da última quarta-feira (14), a abertura do 1º Seminário Municipal de Boas Práticas do Programa Alfabetiza MT.
O evento que continua hoje (15/12), é voltado para gestores, coordenadores pedagógicos e professores da rede pública municipal.
Segundo a coordenadora municipal do Alfabetiza, professora Ana da Guia Magalhães, a prefeita Eliene Liberato Dias, fez a adesão do programa em 2021, visando melhorar o resultado da alfabetização nas escolas municipais.
Já coordenadora pedagógica da SME, Luciana Gattass, falou que o Alfabetiza é um projeto educacional de alfabetização desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso e visa garantir a alfabetização de todas as crianças na idade certa.
O secretário de Educação Fransérgio Rojas Piovesan, chancelou a importância da realização do seminário para a educação municipal e disse que está dando continuidade à sua antecessora na pasta e tem acompanhado os resultados educacionais e o engajamento de sua equipe pedagógica, gestores e profissionais da educação envolvidos neste processo. Para Piovesan o alfabetiza é uma ferramenta que norteia o trabalho dos professores através de avaliações diagnósticas e cria metas, ações e estratégias para a melhoria da aprendizagem na alfabetização.
Para a Coordenadora regional do Alfabetiza, professora Clara Ede Amaral, o regime de colaboração da Seduc com os municípios, possibilitou muitos avanços na educação. “Pela primeira vez vejo um programa que unifica as redes estadual e municipal, essa interação conduz a uma educação de qualidade na alfabetização das crianças superando muitos desafios após um longo período de pandemia”, observou Clara.
O Alfabetiza tem oito componentes que norteiam suas ações, a Institucionalização, Avaliação e Monitoramento, Fortalecimento da Gestão Municipal e Escolar, Criação de Material Didático e Metodologias, Desenvolvimento de Capacidades, Comunicação e Engajamento, Articulação e Mobilização, e Criação de Incentivos.
Compõem a equipe formadora regional do Alfabetiza-MT as professoras Rejane Loffer e Maria Aparecida Zaina. A equipe de formação municipal é composta pelas professoras Élida Rezende Amaral, Keli Cristiane Rodrigues de Souza, Fabiane d Deluque e Vanusa Almeida.
Apresentações culturais temperaram a noite de abertura com a Cantata de Natal dos alunos da Escola Municipal Jardim Paraíso e a contação de história infantil com a professora Rosangela Rocha.
Encerrando a noite vários professores apresentaram seus trabalhos por meio da comunicação oral.
Trabalhos desenvolvidos na unidade resultaram em 41 prisões em flagrante e 18 por prisão preventiva
Medida tem o objetivo de conter a disseminação da Covid-19 no âmbito das unidades hospitalares geridas pelo Estado