Unemat realiza treinamento para orientar as matriculas por meio do SiSU
Por assessoria
10/01/2013 - 16:40
A Diretoria de Concursos e Vestibulares da Universidade do Estado de Mato Grosso está realizando nesta quinta-feira (10) um treinamento para cerca de 30 funcionários das Secretarias Acadêmicas dos campi para os procedimentos das matrículas e funcionamento do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). As matrículas dos candidatos aprovados em primeira chamada serão realizadas no período de 18 a 22 de janeiro nos campi onde o estudante fará o curso superior.
Esta é a primeira vez que a Unemat adota o SiSU como forma de ingresso nos cursos presenciais de graduação ofertados pela instituição. O sistema leva em conta a nota obtida pelo candidato no Exame Nacional de Ensino Médio. As inscrições para as 1990 vagas ofertadas pela Unemat no sistema seguem até às 23h59 minutos (horário de Brasília) desta sexta-feira (11) e podem ser feitas no site http://sisu.mec.gov.br/.
Durante o período das inscrições o candidato pode consultar as notas de corte para cada curso e fazer a opção que melhor atenda suas necessidades. As notas de corte são públicas e podem ser consultadas no site do SISU diariamente. O resultado da primeira chamada da seleção será divulgado no dia 14 de janeiro e as matrículas serão feitas no período de 18 a 22 de janeiro.
A Unemat reserva 50% de todas as vagas ofertadas no SiSU para estudantes de escolas públicas, 25% das vagas para candidatos cotistas que se auto-declarem negros ou pardos e outros 25% para ampla concorrência. No momento da inscrição no site do Ministério da Educação, o candidato deve informar em que modalidade ele estará concorrendo.
A segunda chamada será divulgada no dia 28 de janeiro e as matriculas ocorrerão no período de 1 a 5 de fevereiro. O participante que foi selecionado para a sua primeira opção de curso é retirado automaticamente do sistema e perde a vaga se não fizer a matrícula. Aqueles que forem selecionados para a segunda opção ou não atingirem a nota mínima em nenhum dos cursos escolhidos podem participar das chamadas subsequentes.
Caso ainda haja vagas disponíveis após as duas chamadas, o sistema gera uma lista de espera que será disponibilizada para as instituições de ensino preencherem as vagas remanescentes. O candidato interessado em participar dessa lista deverá pedir a inclusão entres os dias 28 de janeiro a 8 de fevereiro e o estudante só pode manifestar interesse na lista de espera para o curso de sua primeira opção.