Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Castração de animais - Pastorello propõe prestação de serviço por clínicas locais, de forma imediata
Por assessoria
09/02/2023 - 13:37

Foto: ilustrativa


Apesar de Cáceres ter um veículo, tipo trailer, com o nome de Castramóvel, a Câmara Municipal de Cáceres, na última segunda-feira, 06, aprovou uma propositura do vereador Cézare Pastorello para que a prefeitura credencie e contrate o serviço de castração de animais nas clínicas veterinárias locais.
“O Castramóvel é uma casca de ovo, sem clara e sem gema. O serviço de castração exigem pessoal, equipamento, medicação e estrutura de pós-operatório que o município não dispõe. E o problema da população de animais de rua é urgente. Além disso, as clínicas locais estão preparadas para dar o atendimento pós-operatório ou lidar com eventuais complicações. Essa estrutura o Município não tem e o Castramóvel não atende.” Explica Pastorello.
O vereador disse que o Castramóvel é um equipamento auxiliar em Municípios que já contem com clínica veterinária pública. Nesses casos, a castração é feita nos bairros, mas há estrutura fixa para atender os casos de complicações durante a cirurgia e após as cirurgias.
O vereador ainda propõe que sejam priorizadas as castrações de animais acolhidos por entidades, como a AAAC-Associação de Ajuda aos Animais de Cáceres, ou tutores que abrigam animais. Quanto A AAAC, Pastorello ainda esclarece que é uma entidade com reconhecida Utilidade Pública Municipal, declarada pela lei 2.772/2019.”
“Medidas de controle da população de animais são prementes. Devemos, sim, trabalhar pela instalação de um Centro de Controle de Zoonoses na cidade, estruturar um abrigo para triagem e disponibilização para adoção e uma clínica veterinária do SUS, como temos em outros municípios. Mas, não podemos esperar tudo isso ficar pronto para agir.” Finaliza o vereador.
A propositura pode ser lida neste link:

https://sapl.caceres.mt.leg.br/media/sapl/public/materialegislativa/2023/5865/i_-_2023_01_-_eliene_-_castracao_animais_aaac.pdf

Carregando comentarios...