O Instituto Ecológico e Sócio-Cultural da Bacia Platina- IESCBAP, compõe novamente o Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema). A eleição dos novos membros aconteceu no dia 3 de fevereiro, em audiência pública, e o instituto está entre as organizações não governamentais ambientalistas de Mato Grosso eleitas.
O engenheiro florestal Mauro Donizeti Ribeiro, de Cáceres, é conselheiro da ong, que que criou a RPPN JUBRAN, uma reserva de 35.000 hectares que faz limítrofe com a Estação Ecológica de Taiamã. O município de Cáceres recebe ICMS Ecológico desde a criação.
O IESCBAP, também faz parte do Conselho de Recursos Hídrico - CEHIDRO e do Conselho Consultivo do Parque Ricardo Franco, localizado em Vila Bela da Santíssima Tindade- MT.
A Sociedade Guardiões da Terra, o Instituto Técnico da Educação, Esporte e Cidadania, o Instituto Ação Verde, o Instituto Caracol, a Fundação de Apoio à Vida nos Trópicos, a Associação Diamantinenese de Ecologia, o Grupo Pró-ambiental e a Associaçaão dos Produtores Rurais da Apa Estadual-Nascentes do Rio Paraguai são as demais organizações não-governamentais eleitas.
A ADE - Associação Diamantinense de Ecologia e a Associação dos Produtores Rurais da APA ESTADUAL - Nascente do Rio Paraguai, são duas ong's eleitas localizadas em Diamantino, que desenvolvem em conjunto com o IESCBSP um trabalho de conscientização, educação e preservação ambiental na nascente do rio Paraguai ,um dos principais rios formadores do Pantanal Mato-grossense.
A ong Sociedade Guardiões da Terra, localizada em Barra do Garças, tem como diretor-presidente Ciro Gomes de Freitas e será representada no consema pelo Dr. Vicente Falcão, que desenvolve um projeto de plantio de mudas nativas no araguaia. Vicente Falcão foi secretário de Meio Ambiente , da Acrimat e Sindicato Rural de Cuiabá, onde desenvolve um trabalho de conscientização e preservação ambiental aliado ao setor produtivo de Mato Grosso, contribuindo com recuperação de áreas degradadas.
O Consema é formado por vinte e sete conselheiros com representação paritária, sendo nove representantes do governo, nove de entidades civis e nove e ongs, sendo as organizações não-governamentais importantes no controle social exercido por meio da participação popular em conselhos, e no caso do consema,contribuindo fundamentalmente para a para elaboração e efetivação de políticas públicas ambientais.