Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Depois de 6 anos de cobranças de Pastorello, recursos da saúde são restabelecidos
Por assessoria
10/02/2023 - 10:45

Foto: reprodução

Por conta de um erro da gestão do Prefeito Francis Maris Cruz, que alegou não querer usar recursos federais para compra de medicamentos, temendo uma futura fiscalização por parte dos instrumentos de fiscalização, como o TCE-MT, CGU e TCU, Cáceres deixou de receber recursos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica, no valor de meio milhão de reais por ano. Sem receber esses recursos, a prefeitura passou a usar unicamente os recursos próprios para compra de medicamentos, vindos do ISSQN, IPTU etc.
“A suspensão desse recurso foi um absurdo, baseada na arrogância da gestão Francis e sua assessoria. A administração não reconhecia a perda dos recursos e a empresa que prestava assessoria à prefeitura chegou a me acionar judicialmente, dizendo que minhas cobranças estariam desqualificando o nome da empresa. Mas, meu papel é esse, cobrar, cobrar e cobrar, apontando o problema e a solução, até a sociedade ser atendida”, desabafa o vereador.
Graças ao empenho da gestão Eliene Liberato, todos os requisitos para o restabelecimento do repasse foram atendidos e novo pedido de habilitação aos recursos encaminhada.
No último dia 7 de fevereiro, foi publicada a portaria do Ministério da Saúde, GM/MS 91, restabelecendo o repasse de recursos financeiros destinado ao financiamento do Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF), no valor de R$ 556.818,40 anual.
O Secretário Municipal de Saúde, Vitor Miguel, observou que ao assumir a pasta, a prefeita Eliene Liberato Dias pediu para ele resolver dois pontos cruciais na saúde, o restabelecimento deste recurso financeiro e o credenciamento da UPA, que ele disse estar bem adiantado, e em breve também virá dinheiro para a Unidade de Pronto Atendimento.

 

file:///C:/Users/Clarice/Downloads/Sa%C3%BAde%20-%20Aten%C3%A7%C3%A3o%20Farmac%C3%AAutica%202023.pdf

Carregando comentarios...