Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Força Nacional vai atuar na segurança da fronteira juntamente com o Gefron
Por RD News
08/03/2023 - 08:40

Foto: reprodução

O Secretário de Estado de Segurança Pública (Sesp), coronel PM César Augusto Roveri, afirmou nessa última segunda-feira (6) que o Governo Federal atendeu ao pedido do governador Mauro Mendes (União Brasil) e irá encaminhar um efetivo de agentes da Força Nacional, já neste mês de março, para reforçar o combate ao crime organizado na região de fronteira entre Mato Grosso e Bolívia.

Em fevereiro deste ano, Roveri, Mauro e uma comitiva mato-grossense fizeram uma reunião com o ministro da Justiça, Flávio Dino, solicitando apoio da Força Nacional. Roveri não confirmou a data da chegada, mas salientou que os agentes já chegarão em Mato Grosso amparados com equipamentos de segurança, armamento e viaturas.

"Nós teremos o incremento de 50% no efetivo do Gefron [Grupo Especial de Fronteira] a partir deste mês. Os profissionais já vem com todos os seus equipamento de EPI, armamento, munição, pistolas, fuzis, viaturas e enfim, eles vêm prontos", assegurou ele.

O secretário destacou que a equipe deve passar por uma capacitação inicial para policiamento de fronteira e começam imediatamente a atuar. "Vão nos dar esse apoio importante na proteção, não só no estado de Mato Grosso, como também na proteção do país", afirmou.
Atualmente, segundo fala recente do governador durante a reunião com Flávio Dino, o Estado possui apenas 140 agentes realizando o trabalho de segurança na fronteira, sendo que grande parte do efetivo é composto pelo Gefron.

"Nós estamos falando da nossa fronteira Brasil-Bolívia e é uma fronteira internacional. Então, todos os crimes transfronteiriços serão fiscalizados pelo Gefron. E nós reforçamos que, além do Gefron, nós temos na região de fronteira a Polícia Militar e a Polícia Civil, que fazem um importante trabalho nessa região", finalizou.

 

 

Carregando comentarios...

Artigos

Nossos milagres são internos

06/03/2023 - 08:06