Sindicato Rural e Senar oferecem curso de doma racional
Por Assessoria/Clarice Navarro Diório
16/01/2013 - 15:57
O Sindicato Rural de Cáceres, em parceria com o Senar, iniciou nesta terça,15, o curso de Doma Racional de Equinos. Uma turma de 13 alunos está tendo 8 horas de aulas diárias, na Estância Brianza. O curso termina na tarde
de sábado,19. O instrutor é Heitor Violin Brandt, que informa o objetivo do curso
:"adestrar animais equinos na técnica racional, para não maltratar os animais."
Este é o segundo curso oferecido pelo Sindicato este ano, através da parceria com o Senar. O terceiro será de Panificação Caseira, que já se encontra com as inscrições abertas, podendo ser feitas no Sindicato (3223-2111). São quinze vagas para pessoas com idade acima de 18 anos.
O que é a doma racional
O importante neste curso é aprender a nova maneira de lidar com o cavalo. A doma tradicional estabelece o uso da força, se trava uma luta entre o homem e o cavalo, enquanto que na doma racional, há um amansamento, uma relação de troca entre o animal e seu dono, criando uma confiança e um aprendizado que faz o animal ceder.Esta técnica é importante, tanto para cavalos que prestam serviço em propriedades rurais ou para passeio, esporte ou indicação médica. Além disso, quando o cavalo é domado racionalmente, oportuniza que pessoas com mais idade, que antes não podiam cavalgar, possam experrimentar.
O curso de doma racional proporciona menores riscos de acidentes para domadores e usuários, desembolsando menores custos para sua manutenção, preservando a saúde e a interação com o meio-ambiente.