Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Chuva deixa bairros e comunidades rurais alagados em Cáceres; prefeita já providencia abrigo para possíveis desalojados
Por Sinézio Alcântara/Expressão Notícias
21/03/2023 - 09:10

Foto: g1

As chuvas torrenciais das últimas 48 horas, em Cáceres, expõem problemas crônicos de alagamentos em bairros e comunidades rurais. Cerca de 10% dos 52 bairros da cidade ficaram alagados com as chuvas que caíram na tarde de segunda-feira. Um pluviômetro instalado no bairro Cohab Velha indicou 72 milímetros de chuvas em 49 minutos.  

     Tomadas pelas águas e atoleiros, ruas de vários bairros e estradas da zona rural ficaram intransitáveis. Na comunidade de São Francisco um ônibus de transporte de estudantes, chegou a ficar atolado em frente à escola. A estrada rural que liga o distrito do Limão à outras comunidades amanheceu coberta de água, situação que se agravou ainda mais durante o dia. 

               Ônibus de transporte escolar ficou atolado em frente a escola na Comunidade São Francisco  

  Apesar do volume da tormenta, o Corpo de Bombeiros teve pouco trabalho. A unidade informou que a guarnição de plantão foi acionada apenas para retirada de árvores caídas em alguns bairros, como por exemplo, a queda de uma no bairro São Lourenço.  Em Salto do Céu a cachoeira, que dá o nome a cidade transbordou, mostrando um cenário raramente visto na região.  

    Em Cáceres, rio Paraguai, subiu 14 centímetros em 24 horas. Passando de 4.46 metros ontem para 4.60 metros na manhã de hoje. Chove na cidade e toda região, desde a madrugada de segunda-feira. Porém, no período da tarde a situação se agravou ainda mais com o temporal. 

Uma das principais ruas do bairro Membeca

    Os alagamentos atingiram principalmente os bairros Cohab Velha, Espirito Santo, Cavalhada, Joaquim Murtinho, Jardim das Oliveiras (Empa), Marajoara, DNER e São José. Em vários pontos desses locais, as ruas ficaram com até 50 centímetros de água. O trânsito de veículo ficou comprometido. Muitos pessoas e carros tiveram dificuldade em transitar. 

Local para desalojados 

      No final da tarde a prefeita Eliene Liberato Dias, acompanhada dos secretários Wesley de Souza Lopes (Infraestrutura e Logística) e Fransérgio Rojas Piovesan (Assuntos Estratégicos), além de uma representante da Defesa Civil, percorreram os principais pontos atingidos pelas chuvas.  

      Diante da situação, a prefeita já providenciou local para abrigar possíveis desalojados. Levando em conta de que a previsão da meteorologia é de mais chuvas na região para as próximas horas. Além de local de abrigo, a prefeita está providenciando cestas básicas para eventuais desalojados. 

      Além de identificar os principais pontos dos alagamentos, na manhã de hoje, uma equipe da Secretaria de Infraestrutura, vai viabilizar a abertura de valas no sentido de facilitar o escoamento das águas e a desobstrução de bocas de lobos.  

 

 

 

 

Carregando comentarios...