Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Marinha emite alerta após cheia do Rio Paraguai
Por Primeira Página
23/03/2023 - 20:03

Foto: reprodução

Nesta quinta-feira (23) as águas do Rio Paraguai, em Cáceres, a 250 km de Cuiabá, subiram 30 centímetros, o que fez com que a Marinha do Brasil emitisse um alerta para navegadores de pequeno porte. As embarcações de grande porte podem continuar suas atividades normalmente.

 

O Rio Paraguai está, atualmente, com 4,66 metros, e a água está subindo de forma rápida, conforme o capitão da Agência Fluvial de Cáceres, Magno.

Nos últimos três dias, o nível da água subiu 30 centímetros, ultrapassando a marca de 2018, quando as águas subiram até este ponto.

Conforme a Marinha, as embarcações de pequeno porte devem redobrar a atenção pois, com o rio cheio, áreas que antes não alagavam, hoje estão com a água em nível elevado. É importante lembrar que o uso de coletes salva-vidas é obrigatório em qualquer embarcação.

De acordo com o capitão, no entanto, a cheia facilita a navegação de embarcações de grande porte, sendo boa para o Turismo local, já que facilita a trafegabilidade, possibilitando que os turistas desfrutem das belezas naturais do Pantanal.

“Essa cheia tem duas vertentes em relação a segurança da navegação: o rio cheio como está hoje, assim exuberante, bonito, belo, facilita a navegação de embarcações de grande porte, né? E isso é muito bom para o turista, para quando eles vem navegar no rio Paraguai. Então, propicia para o turista ver as belezas do Pantanal, mas requer maior atenção” disse o capitão Magno.

Sobre o monitoramento do Rio Paraguai
A marinha começou a fazer o monitoramento e a medição do Rio Paraguai no ano de 1966, e até hoje vem fazendo o acompanhamento constante. Os dados são enviados para o Centro de Hidrografia da Marinha, que fica no Rio de Janeiro (RJ).

 

 

 

 

Carregando comentarios...