Dezenas de moradores, localizados nas imediações do rio Jauru, distrito do Limão, a 70 quilômetros de Cáceres, abandonaram as casas, fugindo da inundação. 26 das 30 famílias residentes na parte baixa da comunidade, foram orientados a deixar as moradias, na tarde de segunda-feira (27/03).
“Muitos resistiram, mas acabamos convencendo-os para que deixassem as casas devido ao perigo da enchente, com o transbordo do rio” informou a coordenadora da Defesa Civil Municipal, Andrelina Magali., afirmando que, permaneceram apenas quatro famílias que residem na parte mais alta, longe do risco.
O trabalho de monitoramento e orientação aos moradores foi feito pela Defesa Civil acompanhada por uma equipe do Corpo de Bombeiros.
Magali informou ainda que, além dos moradores ribeirinhos do distrito, os da localidade do “Alambrado” uma comunidade de pescadores, a 6 quilômetros do Limão, rio Jauru abaixo, também deixaram a comunidade. “Orientamos também para os moradores do Alambrado saírem. E foi o que aconteceu”. A coordenadora confirmou a informação de que, as Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) de Indiavaí e Jauru, estariam realizando a abertura das comportadas das barragens, despejando as águas excedentes controladas, para evitar maiores transtornos na região.
“Realmente. A Defesa Civil Estadual interferiu e a direção das PCHs foram conscientes liberando o excesso de água de forma controlada. E, isso, está evitando maiores danos nas comunidades regionais” explicou. O rio Jauru é um dos três afluentes do Paraguai, que também está com alto volume de água.