A prefeitura de Cáceres, intensifica a fiscalização e faz valer a aplicação da Lei Municipal 2.773, de autoria do Vereador Cezare Pastorello (PT), que versa sobre maus tratos e abandono de animais de grande porte soltos nas ruas da cidade.
A Lei prevê multa para o proprietário de animais soltos em vias públicas de até 55 UFIC, o que dá hoje, o valor de R$ 3.433,10.
O montante é por animal apreendido, e não dispensa o pagamento de demais custos de apreensão e manutenção até que o dono os procure para resgatá-lo.
“São vacas, bois e cavalos circulando livremente nas nossas ruas e avenidas. Cáceres é uma cidade de 100 mil habitantes. A condução de animais, em comitiva ou até para troca de pastos, é cultural, porém, deixar os animais soltos caracteriza abandono. Quem tem criação tem que ter e manter suas cercas” observou o vereador.
Segundo o Secretário de Fazenda, Gustavo Calábria, o recolhimento dos animais será frequente e, para evitar multas, os proprietários devem reforçar os cuidados. “Estamos endurecendo a atuação de fiscalização a animais flagrados soltos nas ruas da cidade, principalmente os de grande porte. O abandono de animais em vias públicas, além do perigo evidente representado aos bichos, pessoas, ciclistas e motoristas, é considerado uma infração passível de multa , e também crime ambiental”, citou Calábria.
Para evitar acidentes e multas o secretário faz um alerta para àqueles que acham normal e não se incomodam em deixar seus animais soltos pelas ruas. “O dono ou detentor dos bichos, em caso de acidentes, poderá sofrer sanções criminais e cíveis de acordo com a extensão dos danos causados por seus animais, cuja guarda é de sua responsabilidade. Ele também pode responder pelo crime de maus tratos”, comunicou Gustavo.
A Gerência de Fiscalização de Obras, Posturas e Ambiental (GFOPA) da Secretaria de Fazenda é responsável por esse trabalho. Somente neste final de semana 43 animais foram tirados das ruas e os proprietários identificados e autuados.