A história de um religioso que transformou a vida de uma cidade. Assim é a história de Padre Nazareno Lanciotti e o município de Jauru (450 km de Cuiabá) na região oeste de Mato Grosso.
Assassinado em 2001 o religioso que nasceu na Itália veio para Mato Grosso para fazer sua obra cristã, cresceu como liderança em meio a conflitos rurais, que marcaram a região na década de 80.
Chegou a ser como colocado como escudo humano no meio de um tiroteio, entre policiais militares e capangas e sem-terra. Em nome de Jesus, pediu para cessar fogo. Conquistou a cidade em uma trajetória de mais de duas décadas com obras sociais e articulações da juventude, tudo isso em meio a cenáculos, ou seja, muitas rezas organizadas.
Desde sua morte a comunidade jauruense deseja a beatificação de Padre Nazareno Lanciotti e nesta semana mais um passo importante foi dado. O Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Pilar Padre Haroldo Quintiliano acompanhado do prefeito Passarinho e o deputado estadual Max Russi estiveram na quarta-feira, 26 de abril com o governador Mauro Mendes e a primeira dama Virginia Mendes e teve como pauta a beatificação do Servo de Deus Padre Nazareno Lanciotti, que tão logo possa ser declarado Beato, sendo assim o município necessita de apoio do governo do estado para que isso possa vir acontecer aqui no nosso município.
Aproveitando a oportunidade foi discutido a criação de roteiro religioso, para que isso possa ser implantado, pois irá fomentar a economia municipal, gerando emprego e renda para nossos munícipes.