A Prefeitura de Cáceres, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), promoveu durante esta semana, em que se comemorou o Dia Nacional de Educação de Surdos (23) e Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais –Libras (24), encontros para discutir, refletir e homenagear estas datas.
A SME, por meio das Coordenadorias Pedagógica e Administrativa e a equipe da Educação Especial, retomou o trabalho, que teve início no ano passado, com os professores de Libras, que além de ensinar a língua dos sinais aos alunos com deficiência auditiva e surdez, matriculados na rede municipal de ensino, também vão ensinar para as turmas onde estes estudantes estão matriculados e para os profissionais da educação que atuam nessas instituições de ensino.
A medida está amparada na Lei 10.436 de 24 de abril de 2002 regulamentada pelo Decreto 5.626/2005.
O secretário de Educação Fransérgio Piovesan falou que a SME também está organizando junto com os professores de Libras, cursos para os pais ou responsáveis desses alunos, a fim de propiciar e melhorar a inclusão desse público, pois direta ou indiretamente, todos convivem em algum momento com os alunos e professores com deficiência auditiva e surdez.
Para a coordenadora pedagógica, Luciana Gattass, é de extrema importância os pais também se capacitarem na língua que os filhos utilizam para se comunicar. “Esta é uma preocupação da prefeitura com a inclusão da pessoa surda e a comunicação começa em casa, no seio da família ”, observou Luciana.
Já a psicóloga doutora Aline Rejane Caxito Braga, responsável pela educação especial no município, observou que estas ações pedagógicas capacitam e sensibilizam as pessoas quanto à importância de os alunos com deficiência auditiva frequentarem o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para o apoio ao processo de alfabetização em Libras.