Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
PM consegue diminuir índice de criminalidade em Cáceres em 68% ,comparado ao ano anterior
Por Sinézio Alcântara/Expressão Notícias
31/05/2023 - 07:35

Foto: reprodução

O índice de criminalidade despencou, de forma considerável, nos quatro primeiros meses de 2023, se comparado ao mesmo período de 2022, em Cáceres. De janeiro a abril do ano passado foram 19 homicídios, contra apenas 6 deste ano. Uma redução de 68% se comparado ao ano anterior.

      É o que aponta um balanço apresentado, nesta semana, na Câmara Municipal, pelos comandantes do 6º Comando Regional de Polícia Militar, tenente-coronel Ottoni Cesar Castro Soares e do 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM), tenente-coronel Luiz Marcelo da Silva, tendo como fonte dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública.

    “Pasmem. De dentro da cadeia partiam as ordens de quem deveria morrer e até como seriam assassinados” revelou o tenente-coronel Óttoni Cézar enfatizando que foram necessárias muitas ações de repressão e prevenção para conter a criminalidade desordenada que havia.

     Além dos homicídios, a produtividade da Polícia Miliar em Cáceres mostra aumento significativo na apreensão de drogas e armas de fogo. Em 2021 foram apreendidas pela PM apenas 58,5 quilos de drogas, contra 240,5 em 2022. O relatório diz que em 2021 foram apreendidas 43 armas de fogo, contra 108 de 2022. Um aumento de 146%.

    “Apreendemos armas de todo tipo e calibre. De revólver até fuzil e submetralhadora. Um verdadeiro arsenal de guerra” relata o oficial acrescentando que outro fator interessante foi o aumento de prisão por mandados judiciais. Foram 93 em 2021 e 130 em 2022. Índice de aumento de 40%.

      A PM conforme o comandante do 6º Comando Regional também conseguiu reduzir, de acordo com informações da Secretaria de Estado de Segurança Pública, as ocorrências de roubo do ano de 2022 comparados aos números de 2021, na ordem de 45%.

Guerra entre facções criminosas

      A avalanche de crimes que assustou a população teve início nos quatro primeiros meses de 2022 quando, pelo menos, 23 pessoas, a maioria jovens e adolescentes foram, brutalmente, assassinados, por integrantes de facções cerimoniosas, que atuavam na região, por disputa pontos e tráfico de drogas.

    

 Além das mortes, dezenas de outros crimes, como espancamentos, extorsões e ameaças eram realizados, em pleno dia. Em alguns casos, para demonstrar força e espalhar o terror, os faccionados enviavam áudios, através de grupos de WhatsApp, indicando as ações criminosas.

Aproximação com a comunidade foi fundamental, diz comandante

      A redução de um dos maiores índices de violência do Estado e, consequentemente, país, é atribuído há vários fatores. Entre eles, a aproximação da Polícia Militar, com a comunidade, ações de repressão e prevenção ao crime, assim como a união de forças policiais como PM, Polícia Civil, Força Tática.

     “A aproximação da PM com a comunidade foi fundamental. Os moradores dos bairros tomados pelas facções, antes tinham medo a polícia, hoje são nossos parceiros em várias ações. E, isso, contribuiu de forma significante para diminuir a criminalidade” explica o tenente-coronel Ottoni.

                                                      Relatório foi apresentando pelos comandantes da corporação no plenário da Câmara Municipal 

     

Outro fator preponderante foi a união entra as forças policiais. O comandante definiu que “havia uma ilha”. As forças policiais, revelou ele, não estavam totalmente integradas, diz acrescentando que “um dos grandes desafios foi acabar com o mal-estar entre a PM e a Polícia Civil”. Assinalou que “ foi feito um realinhamento entre as polícias o que contribuiu muito para o combate à criminalidade”

      Dentro das atividades de prevenção uma das estratégias empregadas para aproximação da comunidade, diz o comandante, foi o “Sopão Solidário” que atualmente ocorre em nove bairros, incluindo o Distrito do Caramujo, uma vez por semana, o que franqueou a realização das reuniões comunitárias.

      Conclui afirmando que “enfim, estamos muito felizes com os resultados alcançados e sobretudo com as parcerias que a cada se intensificam mais e mais, anunciando um futuro muito melhor do que o contexto em que recebemos o comando do 6º Comando Regional”

 

 

 

 

Carregando comentarios...