Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Descoberta uma nova cachoeira em Vila Bela da Santíssima Trindade
Por João Arruda
29/05/2023 - 14:22

Foto: ilustrativa

Vídeos e fotos que correm nas redes em Vila Bela da Santíssima Trindade MT- situada 503 quilômetros  à Oeste de Cuiabá-' exibem a Cachoeira Guardiã, conforme relatos, recém descoberta por um grupo de turistas de Minas  Gerais , auxiliado por um guia local.
 
No município não se trata em outro assunto que não seja o novo achado (Boa Nova) à Guardiã, a cada esquina, a cada espaço é tema dominante nas rodas de prosas.

A cidade que já se orgulhava de ser detentora da Cachoeira Jatobá ' à maior de Mato Grosso, a quarta maior do Brasil, desde esta semana adiciona  mais essa queda d'água às suas atrações turísticas, que são  bastante procuradas.

Com uma população em sua maioria originária de africanos que foi trazida ao Brasil Imperial , no início  seculo  XVIII , Vila Bela da Santíssima Trindade  se chamava Pouso Alegre, fundada pelo lusitano Antônio Rolim de Moura , em março de 1752, foi à primeira Capital do Mato Grosso, até o ano de 1835, quando Cuiabá assumiu à condição vencendo a disputa com outras duas vilas que pleiteivam também se tornarem capitais- Vila Maria do Paraguai (hoje Cáceres) e Diamantino-,motivo da transferência da sede do governo do Mato Grosso ' é ainda hoje muito discutido, existindo inúmeras  versões , desde a proximidade Vila Real do Bom Jesus de Cuiabá  com a sede do Império no Rio de Janeiro até uma terrível febre que dizimou em larga escala à população de bancos, índios e negros nas primeiras decadas do século XIX. Até hoje não há  um consenso. 

Atualmente com cerca de 17 mil habitantes ' Vila Bela, preserva além de suas cachoeiras, uma rica cultura herdada de seus povos originários. 

O Parque Estadual da Serra Ricardo Franco, onde brotam  as quedas d'águas , com seus "cânions" , é também pivô de disputas entre pecuaristas , governo e ambientalistas, numa rusga que se arrasta há  décadas, e sem uma sentença definitiva  até os dias atuais. 

Vila Bela da Santíssima Trindade,  se situa à poucos quilômetros do divisor de águas de duas das mais importantes bacias hidrográficas do país, a Amazônica e a do Prata, as quedas "Parque Rucardo Franco " abastecem o Rio Guaporé e este  desce em direção ao Norte do Brasil , enquanto que noutra vertente os rios Jauru , Cabaçal e Sepotuba fazem à rota contrária descendo para o Rio Paraguai seguem rumo ao sul brasileiro e continente.

A reportagem manteve contato com guias e mateiros locais , os quais confirmaram à descoberta , contudo, não souberam informar altura e nem tampouco à extensão da Guardiã.

O nome, segundo , um deles, seria numa alusão a refúgio de escravos fugitivos dos senhores na época da escravidão.

O prefeito da cidade, médico André Jacob Bramskeim (MDB), recomenda aos visitantes que se façam acompanhar por guias locais, sendo vedada a visitação das cachoeiras sem acompanhamento dos guias. De acordo com ele, a exigência visa dar segurança aos turistas e até mesmo para à população local.

Em 1994, o carnavalesco Joãozinho Trinta, levou a Marquês de Sapucaí três descendentes de Tereza de Benguela para destilar na festa de Momo pela Unidos do Viradouro- Inês, Terezinha e Maria do Rosário- todas ostentam o sobrenome Carneiro Geraldes , residem em Cáceres, porém não apartam das origens e tradições  do Congado, elas são descendentes da rainha africana que não se rendeu ao jugo dos patrões, se rebelando criando o Quilombo do Quari Terê (ou Piolho), onde reinou por mais de 20 anos, até ser capturada e executada.

No Brasil o dia 25 de julho se comemora dia Nacional de Tereza de Benguela.

Carregando comentarios...