Um estande com 600 m² marcará a participação da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) no 40º Festival Internacional de Pesca Esportiva (FIPe), que será realizado em Cáceres entre os dias 4 e 9 de julho. O espaço é dedicado comercialização e exposição de produtos da agricultura familiar, além de promover os programas e atividades desenvolvidos pela Seaf em todo o Estado.
A proposta do estande é favorecer a comercialização de produtos da agricultura familiar, reunindo em um único espaço a possibilidade de venda e divulgação de itens para futuros consumidores. Além dos produtos, a secretaria também contará com a participação de servidores voltados à divulgação das ações desenvolvidas pela pasta. O horário de funcionamento do estande é das 17h às 23h. No sábado e domingo, 8 e 9, do Fipe, os estandes abriram as 15h.
O espaço é fruto de uma articulação que envolveu a prefeita Eliene Liberato Dias, o secretário de Turismo e Cultural, Claudio Henrique Donadoni, a coordenadora Alessandra Castilho e a secretária Teté Bezerra. Nesta quarta-feira, 31, uma comitiva de técnicos da Seaf, foi recebida em Cáceres por integrantes da Secretaria de Turismo e Cultura e pelo professor da Unemat, Anderson Amaral.
Eles estiveram na cidade em companhia do empresário Vone D’lux, que será responsável pela montagem dos estandes. De acordo com o técnico da Empaer, Geraldo Donizeti Lucio, que integrou a comitiva, serão montados 50 box e um espaço para rodas de conversas.
Ele explicou que cerca de 100 expositores de todo o Estado, especialmente da região, se unirão a agricultores familiares de Cáceres para participarem do evento. O empresário Vone D’lux revelou que entre o dia 12 e 20 deste mês será feita a montagem da gigantesca estrutura que abrigará o maior evento do turismo de Mato Grosso. Em números, a Agricultura Familiar em Cáceres reúne cerca de 4 mil famílias, em 26 assentamentos.
A cadeia do leite é o carro-chefe da produção familiar. Sozinha, a bacia leiteira mobiliza cerca de 2000 famílias na produção de 900 mil litros de leite ao dia. O município já contabiliza mais de 300 mil cabeças de gado leiteiro. O investimento na distribuição de sêmens de alta qualidade para a melhoria genética do gado tem sido o diferencial na produção.
Cáceres também tem investido no fomento à piscicultura. Dezenas de tanques de peixes são abertos frequentemente. A proposta da prefeitura é incentivar a cultura entre as famílias, ampliando as possibilidades de renda do agricultor. Neste programa são contemplados produtores com até 3 módulos fiscais.