O secretário municipal de Turismo e Cultura, Cláudio Henrique Donatoni, anunciou na tarde desta sexta-feira (30/06), mais uma novidade na 40ª edição do Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres. “A Língua Brasileira de Sinais – Libras, vai estar presente no FIPe. Temos uma parcela da população que sempre fica excluída dos grandes eventos, principalmente quando se trata da comunicação. Em uma parceria com a secretaria de Educação vamos disponibilizar duas interpretes de Libras nos cerimonias, de abertura, das provas de pesca e premiações”, comunicou Cláudio Henrique.
Já o secretário de Educação Fransérgio Piovesan disse que a ideia surgiu ao ver o quanto os intérpretes tem ajudado na comunicação de professores com alunos surdos. “Pensamos na oportunidade de levar acessibilidade através do esporte e da cultura, de traduzir as emoções do festival, das nossas tradições à comunidade surda através da Libras”, reforçou Fransérgio.
Para a prefeita Eliene o importante é garantir a inclusão social das pessoas surdas no festival e na sociedade. Além das interpretes teremos uma prova especial para pessoas com deficiência, queremos que estas pessoas estejam participando ativamente do 40º FIPe
As interpretes Roama Nilma São Bernardo e Patrícia Rodrigues disseram estar muito felizes em poder traduzir as emoções do festival narradas pelos apresentadores para o público surdo, levando até eles as mesmas sensações que as outras pessoas recebem.