Escolas da zona rural de Cáceres irão receber, a partir de setembro deste ano, as palestras do projeto “Cáceres Falando Direito”. A iniciativa é uma parceria entre Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE), a Câmara Municipal e a prefeitura de Cáceres, e tem como objetivo levar noções de cidadania às crianças e adolescentes das regiões mais afastadas do perímetro urbano do município.
O projeto foi firmado depois que o presidente da Câmara, Luiz Landim, a juíza federal Ana Lya Ferraz, e o secretário municipal de Educação, Fransérgio Piovezam, se reuniram, na semana passada, com os diretores das unidades escolares dos distritos Vila Aparecida e Santo Antônio do Caramujo.
No encontro, que ocorreu nas comunidades, os diretores das escolas estabeleceram um calendário para desenvolver as atividades do "Cáceres Falando Direito". A proposta é que a programação do projeto seja conciliada com o calendário escolar anual das unidades. Assim, ficou acordado entre as partes que o projeto terá início na primeira semana de setembro e se estenderá até novembro deste ano.
Landim destaca que o projeto estimula a prática cidadã, de acordo com a realidade dos envolvidos. Nesse sentido os temas das palestras promovidas pelo Poder Judiciário são de acordo com a realidade vivida pelos moradores da comunidade, e podem envolver temas como: Lei Maria da Penha, drogas, incêndios florestais e crimes cibernéticos.
O presidente da Câmara e os demais vereadores e vereadoras são grandes entusiastas do projeto, e por um motivo simples: eles viram na prática os resultados positivos da iniciativa junto aos estudantes da zona urbana, quando a Casa de Leis estabeleceu a parceria com a AJUFE para proferir as palestras no plenário da Câmara.
Agora eles defendem que o projeto precisa contemplar as comunidades que estão mais afastadas da região central da cidade.
"É uma iniciativa de ponta, que instrui, conscientiza sobre os direitos e forja grandes cidadãos. Um projeto essencial para a formação das nossas crianças e adolescentes, que num futuro, não muito distante, serão os médicos, advogados, engenheiros e políticos que estarão cuidando dos interesses da nossa população", ressaltou Landim.
Landim e os demais vereadores também enalteceram o esforço pessoal da juíza federal Ana Lya por ela ter se deslocado até as comunidades rurais para levar conhecimento e conscientização às localidades mais afastadas das região central do município.