A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, na tarde da última sexta-feira (02/02), anunciou o pagamento da integralidade do piso salarial do magistério aos professores da educação municipal, que será efetuado em seis parcelas ao longo do ano a cada dois meses, já a partir de fevereiro, cumprindo assim, compromisso de valorização dos profissionais da educação do Município.
O anúncio foi feito durante abertura do 3º Encontro Pedagógico da Rede Pública Municipal, que ocorreu no Auditório Maria Sophia Leite na Sematur, marcando o início do ano letivo 2024, sendo comemorado por mais de 600 professores presentes, além de diretores, coordenadores pedagógicos das escolas, toda equipe de assessoria e coordenadores da secretaria municipal de educação e diversas autoridades.
Eliene enfatizou que “O pagamento integral do piso aos nossos professores assegura uma remuneração justa e reconhece a importância desse profissional na sociedade, e principalmente, cumpre o compromisso da minha gestão de valorizar e garantir cem por cento do piso nacional aos professores do município,” anotou a prefeita.
Ela disse também que o reajuste do piso de 2023, que foi de 3.62% foi pago já na folha de janeiro e com percentual maior. “O percentual de reposição dos professores era de 3.62% e pagamos a todos os servidores 3.71%”, destacou Eliene.
O secretário de educação, Fransergio Rojas Piovesan, informou que essa medida é resultado de trabalho coletivo e muito estudo da viabilidade financeira da Prefeitura, que envolveu secretários municipais, Sindicato de Servidores Públicos Municipais e Conselho Municipal de Educação através da Câmara do FUNDEB, cumprindo a determinação da prefeita Eliene, que também participou ativamente das discussões.
Fransergio destacou ainda, que a gestão da prefeita Eliene está fazendo verdadeira transformação na realidade da Rede Municipal, com construção e reformas de inúmeras escolas, climatização, entrega de kits escolares para cerca de 9.200 alunos, formação aos profissionais, distribuição de computadores, lousas de vidro, além de transporte e merenda de qualidade, e com tudo isso, valorização dos professores.