As doses do imunizante contra a gripe começam ser distribuídas aos municípios de Mato Grosso nesta quarta-feira (20) para início da campanha de vacinação, que começa na próxima segunda-feira. Neste ano, o Ministério da Saúde resolveu antecipar a imunização em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país. Conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), Mato Grosso recebeu um total de 264 mil doses e a previsão é de que mais de um milhão de pessoas sejam imunizadas no território estadual. A imunização previne contra a influenza, que geralmente começa a circular nos meses de maio, junho e julho.
A SES informou que os grupos prioritários a ser vacinados são crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais de idade; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança, salvamento e das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas; deficientes; caminhoneiros; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas. A previsão é de que o total de 1.286.742 recebam as doses.
É de responsabilidade dos municípios traçar as estratégias de vacinação a ser executadas. Conforme o Ministério da Saúde, entre as estratégias que podem ser adotadas com o microplanejamento pelos municípios, estão a realização do "Dia D" de vacinação, busca ativa de não vacinados, vacinação nas escolas, vacinação para além das unidades de saúde, checagem da caderneta de vacinação e intensificação da vacinação em áreas indígenas, entre outros.