A Polícia Federal cumpriu, neste sábado (16), em Cáceres (225 km a Oeste de Cuiabá), um mandado de busca e apreensão contra um investigado por tráfico de drogas.
A ação é decorrente da Operação Pelos Ares, deflagrada em setembro de 2023, com o objetivo de combater o tráfico internacional de drogas no modal aéreo.
Durante as análises dos materiais arrecadados nas buscas, foi constatado que um dos alvos portava diversas armas de fogo, entre elas, revólveres, rifles, espingardas e até uma metralhadora.
A ordem judicial foi expedida pela 5ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado de Mato Grosso, em Cáceres.
As investigações tiveram início com a apreensão de 431 kg de cocaína, na cidade de Denise (211 km a Médio-Norte da Capital), além de uma aeronave, armas, munições, entre outros objetos.
A partir dos levantamentos realizados pela Delegacia de Polícia Federal de Cáceres, ficou constatado que a aeronave apreendida foi adquirida por um grupo de traficantes para trazer o entorpecente ao território nacional (na fronteira Brasil/Bolívia, pelo Estado de Mato Grosso) e, posteriormente, enviar o material ilícito para a região litorânea do país e, depois, ao exterior.