A Câmara de Cáceres promove de 17 a 20 de junho o evento LegislATIVO. A programação contará com palestras, inauguração oficial da Escola do Legislativo da câmara cacerense e oficina de Marcos Jurídicos do Programa Interlegis do Senado Federal.
De acordo com o diretor da Escola do Legislativo, Henrique Barcelos, o evento se propõe “a transformar os servidores da Região Oeste de Mato Grosso" - que abrange 22 câmaras municipais -, por meio de afeto, capacitação, transparência pública, inovação e tecnologia.
Detalha que o LegisATIVO é inspirado no EnGITEC - maior encontro de inovação e tecnologia do legislativo brasileiro, que ocorre anualmente em Brasília.
"A gente quer trazer para Mato Grosso um pouco do que a gente aprende nesse grande evento, que é essa maior interação entre as casas legislativas", ressalta.
DIA 17 (Inauguração da Escola do Legislativo)
No dia 17, ocorrerá a cerimônia oficial de inauguração da Escola do Legislativo da Câmara de Cáceres, que envolverá uma série de palestras.
A Escola trata-se de um mecanismo de cidadania, de diálogo e aproximação com a sociedade. Assim o espaço irá oferecer uma série de cursos de capacitação tanto aos servidores quanto à população cacerense em geral.
A grande atração do dia será a servidora pública Alzira Fernanda, que trabalha na Câmara Municipal de Paracatu (MG).
Fernanda já rodou o mundo dando palestras e materiais sobre Governança em gestão pública, inovação e criatividade no ambiente legislativo.
Outro destaque será a palestra "Caminho percorrido para a Certificação de Transparência Selo Ouro", que será ministrada pelos servidores da Câmara de Cáceres Lucas Sposito (controlador interno) e Jefferson Blun (ouvidor).
O dia também contará com as palestras:
- Inteligência Emocional, ministrada pelo empresário Helton de Mato Ourives;
- Produtividade e Gestão de Tempo, ministrada pela mentora de negócios e especialista em Gestão de Pessoas, Francely Barcelos.
DE 18 A 20 (Oficina Interlegis)
Já de 18 a 20 de junho ocorrerá a oficina de Marcos Jurídicos do Interlegis/Senado, que envolverá a Revisão da Lei Orgânica e de Regimento Interno.
A capacitação é uma grande oportunidade para as casas legislativas da região atualizarem suas leis orgânicas e regimentos internos de acordo com a realidade local e decisões jurisprudenciais.
O conteúdo da oficina ainda prevê: caminhos para solucionar os conflitos das normas; como evitar repetições desnecessárias, sugestão para atualização e atividades e desenvolvimento do texto sugerido.
A oficina será ministrada por um equipe do Interlegis/Senado vinda diretamente de Brasília, composta pelos servidores Ricardo Muta, André Luiz Rodrigues e Bruna Brasil.
A inscrição para a oficina é feita através da plataforma Saberes do Senado, pelo link: https://www12.senado.leg.br/interlegis/buscarevento?id=1259