A Prefeitura de Cáceres, por meio das secretarias municipais de Turismo e Cultura, Meio Ambiente, e Educação, iniciou na manhã desta terça-feira (25) a Pré-FIPe, Semana de Educação Ambiental.
O Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres (FIPe) busca orientar crianças e adolescentes sobre a importância da preservação ambiental, garantindo às gerações futuras as mesmas oportunidades que eles têm. O evento tem como público-alvo crianças do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, com temáticas voltadas ao meio ambiente e à sustentabilidade. Diversos parceiros, como a Unemat, SEMA e o DNIT, participam dos conteúdos programáticos, que incluem brincadeiras educativas para tornar a capacitação mais envolvente.
Segundo o coordenador de Meio Ambiente, Dario Diego Senn, o meio ambiente é muito complexo, e as atividades lúdicas entretêm e fazem com que as crianças assimilem melhor toda a ação pedagógica proposta pela equipe organizadora.
O secretário municipal de Educação, Fransérgio Piovesan, ressaltou a importância de integrar a educação ambiental aos saberes escolares. 'Acreditamos que ao ensinar nossas crianças desde cedo sobre a preservação ambiental, estamos formando cidadãos conscientes e comprometidos com um futuro sustentável. A Pré-FIPe é uma excelente oportunidade para complementar o aprendizado de sala de aula com atividades práticas e envolventes'", avaliou.
Para o secretário de Turismo e Cultura, Cláudio Henrique Donatoni, estas oficinas representam uma oportunidade única para as crianças aprenderem sobre a importância da preservação ambiental de uma maneira divertida e interativa. “Queremos que elas cresçam com a consciência de que cada pequena ação conta para a proteção do nosso planeta”, observou Donatoni.
A prefeita Eliene Liberato Dias destacou o caráter preservacionista do FIPe ao adotar o pesque e solte e conscientizar as pessoas da necessidade de proteger os recursos naturais. "O FIPe não é apenas um evento esportivo, é uma plataforma para educar nossa comunidade sobre a importância de cuidar do meio ambiente. Ao adotar o pesque e solte, promovemos uma atitude responsável e sustentável, essencial para a preservação das espécies e do nosso ecossistema", destacou Eliene.
O Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres acontece este ano de 02 a 07 de julho, com uma diversificada programação.