Após 6 dias de intensa programação, acontece na manhã deste domingo, o momento mais esperado do Festival Internacional de Pesca Esportiva (FIPe) de Cáceres: a prova da pesca embarcada motorizada. A competição reunirá 750 pescadores divididos em 250 equipes, de várias regiões do país. . A concentração e largada das equipes – momento mágico do festival – acontece às 8h na praia do Daveron. Além do privilégio de participar do maior evento de pesca esportiva do mundo, os vencedores das provas estarão concorrendo a prêmios avaliados em mais de R$ 700 mil, entre barcos e motores. Promovido pela prefeitura de Cáceres, com apoio dos governos estadual e federal, além de parceiros da iniciativa privada, o 41º FIPe, teve início no último dia 2, encerrando neste domingo 7. O evento tem como principal objetivo a conscientização e preservação ambiental.
Prova em Caiaque com a participação de 180 participantes Além de promover a cultura, proporcionar lazer e entretenimento à população. Sem contar com o aquecimento da economia através de implemento de negócios com a geração de centenas de postos de trabalhos, durante os 7 dias da festa, em todos os setores do comércio do município. A sofisticada organização do FIPe de Cáceres, através da Secretaria de Comércio e Turismo (Sicmatur) é reconhecida nacionalmente. Uma equipe de técnicos do Ministério da Pesca participa, desde o primeiro dia, observando e copiando o modelo do evento para ser implantado em todo país.
Prova de Pesca em canoa um dos destaques do festival Destaque também para as programações artística, cultural e recreativa. De acordo com o secretário Claudio Henrique Donatoni, desde o início do festival, foram realizados na sede da Sicmatur, cerca de 100 atrações municipais/regionais. Além de competições esportivas, palestras e festival de gastronomia. Antecederam – no decorrer da semana – a prova de pesca embarcada motorizada, que acontece neste domingo, várias outras modalidades. Entre elas: a modalidade de PcD – Pesca para pessoas com Deficiência; categoria Sênior; infantil, juvenil, caiaque e em canoa. Ao todo mais de 3 mil participantes das provas.
Cerca de 2 mil crianças participaram das provas infantil e juvenil do festival Além de atrações municipais/regionais o evento contou com apresentações de artistas consagrados nacionalmente, como por exemplo as duplas “Diego & Victor Hugo”, “Cleber e Cauan” e “Diego e Arnaldo”. Criado em 1980, o Festival Internacional de Pesca de Cáceres, é considerado, atualmente, um marco no calendário turístico de Mato Grosso.