Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
NO DOMINGÃO - Em Cáceres, Luciano Huck entrevista o biólogo José Aparecido, o homem do um milhão de mudas
Por VG Notícias com redação Diário de Cáceres
13/08/2024 - 18:02

Foto: João Paulo Guimarães

Dando continuidade a uma serie de gravações no Mato Grosso, o apresentador Luciano Huck desembarcou em Cáceres (220Km De Cuiabá), nesta terça-feira (13.08). Em uma postagem no Instagram, Huck revelou que esteve na cidade para contar a inspiradora história do senhor José Aparecido, um personagem que, segundo moradores locais, tem uma trajetória digna de destaque.

"Que lugar lindo! Eu amo conhecer cada vez mais o nosso pais", declarou Huck

Cáceres é conhecida por sua rica diversidade de biomas, que inclui o amazônico, o Cerrado e o Pantanal. Huck descreveu a cidade como a “princesinha do Pantanal” e ressaltou seu papel como porta de entrada para o Pantanal mato-grossense, localizado às margens do Rio Paraguai. Em seu vídeo, o apresentador destacou a importância de Cáceres no contexto ambiental e cultural da região.

De acordo com o apresentador, as gravações serão exibidas em breve no programa "Domingão com Huck". Internautas têm elogiado a história do “seu Zé” como “emocionante e motivadora”. Em seguida imagens dos bastidores, publicadas por Huck, mostram o senhor José Aparecido ao lado da equipe de produção, reforçando a expectativa em torno da reportagem.

Além das gravações em Cáceres, Huck foi visto em Cuiabá nessa segunda-feira (12), quando entrevistou o pedreiro Erivaldo da Rocha Passos, conhecido por seu trabalho com o Projeto Amor de Cristo, que realiza doações para a construção de casas para famílias carentes.

Após o dia de gravações em Cáceres, o apresentador retornou para capital mato-grossense para dar continuidade a agenda de compromissos.

Quem é José Aparecido

Um paulista de 73 anos que se considera pantaneiro por experiência de vida, mora em Cáceres, no Mato Grosso, e está ajudando a regenerar áreas degradadas por incêndios florestais, assoreamento dos rios e voçorocas. José Aparecido, é conhecido como o homem que plantou um milhão de mudas em mais de 120 nascentes da região. Biólogo de formação, ele trabalha há 31 anos com restauração de nascentes, começou a atuar em questões ambientais nos anos 90. Iniciou suas atividades de restauração na Reserva do Cabaçal, trabalhando com a área degradada devido ao desmatamento e atingida por um processo erosivo que começou nos anos 80.

Os amigos e conhecidos dizem que Aparecido tem o dedo mágico, que é capaz de transformar a natureza ao seu redor e curar o meio ambiente. Esse talento natural e o trabalho que desempenha junto ao Instituto Gaia o levaram ao ProfÁgua, um mestrado stricto sensu na Unemat (Universidade do Estado do Mato Grosso), que tem convênio com a ANA (Agência Nacional de Águas): “Tem gente que acha que é muita muda, mas não é muito não. Por exemplo, em uma nascente a gente planta muita muda. Em três anos plantei em 32 nascentes e 22 voçorocas lá em Araputanga”, explica Aparecido, que agora está na expectativa de ser contemplado pela universidade com o título de Doutor Honoris Causa.(João Paulo Guimarães, Projeto Colabora)

 

Carregando comentarios...

Artigos

Que sejamos mais ação que intenção

08/08/2024 - 19:15